O representante da Associação Civil do Lago Tarumã, Luiz Henrique Feijó Machado, manifestou-se na tribuna popular desta terça-feira (18), na sessão plenária da Câmara Municipal de Viamão – CMV, a respeito da manutenção e preservação do lago Tarumã.

Visto a atual situação do local, os moradores daquela região criaram a Associação para que exista mais atenção por parte do poder público. O morador destacou que as espécies de peixes estão morrendo devido a falta de cuidados, além do acúmulo de águas-pés que tomam o lago.

“Queremos desenvolver ações ambientais, como o documentário feito, que obteve 122 mil acessos de visualização, que foi realizado a partir da Lei Aldir Blanc. Criar um paisagismo e desenvolver ações para a preservação ambiental é o que queremos”, destacou Luiz Henrique Machado.

Luiz Henrique aponta que é de extrema necessidade existir atenção do poder público frente a preservação da fauna e flora do lago.

“É uma área de convívio social, e esta abandonada, por isso foi criada a Associação, para que possamos cobrar ações públicas. É uma situação de crime ambiental, é de responsabilidade de todos nós prezar pela preservação do lago, da água e da natureza ao entorno, além de ser positivo para a economia de Viamão”, diz Luiz Henrique.

O membro da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal, Alex Boscaini – PT, falou da importância da manutenção do lago.

“Hoje, o Luiz Henrique reforçou o que a gente sempre vem debatendo nas sessões. Que bom que os moradores se organizaram para criar essa Associação para tentar salvar o lago. Nós da Comissão teremos o prazer de conversar com os demais representantes da Associação Civil”, finalizou o parlamentar