O prefeito de Viamão e secretário de Saúde, Valdir Bonatto – PSDB, esteve na sessão plenária desta quinta-feira (15), na Câmara Municipal de Viamão – CMV, para falar sobre um pacote de projetos de lei elaborados pelo Poder Executivo para promover a retomada do desenvolvimento econômico na cidade, após o impacto da pandemia pelo novo coronavírus. Bonatto também enfatizou o seu compromisso em relação ao avanço da vacinação contra a Covid-19, assim como a busca de melhorias em todos os serviços de saúde do município.
VACINAÇÃO – “Praticamente 75% da população viamonense já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e quase 30% já tomou a segunda dose. Acreditamos que até o final de agosto todos já terão a primeira dose da imunização”, disse Bonatto. O prefeito também fez referência às 19 Unidades de Saúde Referência Covid na cidade, que oferecem suporte, controle, acompanhamento e vacinação contra a Covid-19. “Até o final do ano, queremos zerar as filas em relação a cirurgias, exames e avaliações. Nosso objetivo é promover o atendimento adequado na saúde como um todo”, falou.
REFAZ VIAMÃO – Em sua exposição, Bonatto falou sobre o Refaz Viamão, programa que objetiva promover a retomada econômica no município. “Pretendemos construir alternativas e possibilidades de reorganização da cadeia de produtos e serviços, oferecendo mais esperança à população. Para isso, é fundamental identificarmos os potenciais de nossa cidade e trabalharmos com convicção para um novo momento aos viamonenses. O pacote de projetos de lei elaborado pelo Executivo é convergente a esse objetivo”, reiterou.
AULAS E TRANSPORTE – Bonatto também expôs que mais de 40% dos alunos estão frequentando as escolas do município. “A comunidade escolar está paulatinamente retornando às atividades presenciais com os cuidados e adaptações necessários em decorrência da pandemia”, ponderou. Sobre o transporte coletivo na cidade, Bonatto enfatizou que é serviço essencial e que causa impacto a todos os trabalhadores. “Como uma pessoa desempregada tem condições de pagar a passagem? Em relação ao transporte coletivo, precisamos tomar uma decisão, pois esta pauta também se relaciona à retomada econômica de nossa cidade”, pontuou Bonatto.