O presidente da Câmara de Viamão – CMV Luís Armando Azambuja – PSDB, destacou nessa semana, os trabalhos dos profissionais do Gabinete Integrado de Cuidado com as Pessoas dentro da Escola (GIP na Escola), da Prefeitura, que já estão em atuação nas cinco escolas-polos organizando os atendimentos aos estudantes e às famílias e que algumas escolas iniciaram a acolhida a cerca de 20 famílias, como o exemplo da Dom Diogo de Souza, no Valença, e a Monte Alegre CAIC.
O vereador Armando enumerou que a Escola Araçá e Farroupilha estão organizando a agenda e chamando as famílias indicadas pela equipe diretiva para marcar atendimento e que a Escola Alberto Pasqualini está reorganizando a equipe e se programando para iniciar os atendimentos a partir do dia 4 de outubro.
De acordo com o prefeito, professor Bonatto, os casos encaminhados são de famílias que tiveram suas rotinas alteradas em virtude da pandemia e não conseguiram estabelecer uma nova rotina. “O GIP tem como principal objetivo, de contribuir para a retomada da vida e da rotina escolar, assim como, organizar e resgatar essas famílias para que retomem seus sonhos”, enfatizou o prefeito Bonatto.
Saiba mais sobre o GIP:
– O município contratou, de forma temporária, diversos profissionais para apoiar os estudantes e seus familiares no processo de retomada da vida. Também realizou parceria com o Sebrae para oferecer capacitação para a volta ao mercado de trabalho.
– São cinco escolas-polos (Araçá, Farroupilha, Alberto Pasqualini, Dom Diogo de Souza e Monte Alegre), com corpo clínico e pedagógico (psicólogo, fonoaudiólogo, professor de educação especial, assistente social, assistente educacional e monitor de educação especial).
– Com foco no atendimento psicológico aos alunos com parecer pedagógico, suporte às famílias em situação de maior vulnerabilidade, desenvolvimento de projetos de assistência voltados para as crianças, adolescentes, jovens e adultos que se encontram em situação de risco.
– Também será disponibilizado tratamento fonoaudiólogo às crianças com problemas de linguagem, audição, fala, fluência, articulação, deglutição, mastigação e respiração; e, oficinas potencializadoras de aprendizagem.