Foi aprovado com 12 votos favoráveis, sete contrários e uma abstenção, na sessão plenária desta quinta-feira (28), da Câmara Municipal de Viamão – CMV o projeto de lei 148/2021 de autoria do poder executivo que autoriza o município de Viamão a receber a mantença da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Chagas e dá outras providências.
A municipalização do objeto, que pertence ainda ao município de Viamão, desta lei dar-se-á de forma gratuita, no intuito de melhor atender as necessidades da comunidade, ampliando seus serviços de forma a atender, inclusive, a Educação Infantil.
O líder do governo na Câmara Municipal, Igor Bernardes – PL explica os benefícios que a municipalização trará para a Escola Carlos Chagas e para a comunidade do local.
“Com a municipalização, Viamão passará a ser a responsável pela Escola Carlos Chagas. A prefeitura vai manter, reformar e dar aos alunos a mesma qualidade que as demais escolas oferecem, como o Pasqualini que fica ao lado. O Carlos Chagas passará a ser uma Escola de Educação Infantil, recebendo crianças com menos de cinco anos, permitindo que as famílias da região tenham onde deixar seus filhos para irem trabalhar. Esta é uma demanda antiga da região”, explica o líder do governo.
O vereador Alex Boscaini – PT manifestou-se pelo não fechamento da Escola Carlos Chagas.
“Hoje, na Carlos Chagas existem cerca de 180 alunos que serão prejudicados. Na área da escola existe pavilhão que é possível fazer a escola infantil. Nós estamos aqui mais uma vez debatendo pauta negativa para a comunidade, por falta de diálogo do prefeito de não ouvir o corpo docente daquela escola”, diz o vereador Alex.
O corpo docente da Escola Estadual Carlos Chagas também esteve presente na sessão plenária desta tarde para manifestar sua contrariedade ao projeto de lei.