O vereador Dilamar de Jesus – PSB entregou diploma de parabenização para Frente Parlamentar em Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, referente ao dia Nacional da Umbanda comemorado no dia 15 de novembro, que neste ano completa 113 anos e ao Templo Religioso Sociedade de Umbanda e Religião Africana Filhos de Oxum-Surafo, que desde 1998 está em atuação, o ato aconteceu na sessão plenária desta terça-feira (16), e esse último, foi subscrito pela vereadora Fátima Maria – PT e pelo vereador presidente, Luís Armando Azambuja – PSDB.

O parlamentar destaca que o objetivo de Frente Parlamentar é garantir direitos, efetivar a cidadania, combater o racismo e a discriminação sofrida pelos povos e comunidades tradicionais de matriz africana.

“A Frente Parlamentar pretende acompanhar as políticas públicas direcionadas às Comunidades Tradicionais de Matriz Africana em Viamão, assim como monitorar a execução de planos e projetos, além de discutir e sugerir proposições legislativas correlatas aos Povos de Matriz Africana, elaborando também estatutos, protocolos de intenções e outros documentos. Esta Moção tem o objetivo de motivar e valorizar a luta de todos os membros desta frente parlamentar”, diz o vereador Dilamar.

O parlamentar destaca que o trabalho do templo é em prol da união social e cultural da comunidade. De acordo ainda com o vereador, a umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos vários, inclusive de outras religiões como o catolicismo, o espiritismo e as religiões afro-brasileiras.

“A líder religiosa Mãe Vilma de Oxum é orientadora do fundamento africano, onde é uma guerreira que luta para conservar a religião matriz africana e umbanda”, explica Dilamar.