Com o objetivo de promover e dar visibilidade à pauta da primeira infância no Brasil, o mês de agosto é destinado à campanha Agosto Verde, enfatizando a importância do período que abrange os primeiros seis anos completos ou 72 meses de vida da criança. O Ministério da Saúde destaca que quanto melhores forem as experiências da criança durante a primeira infância e quanto mais estímulos qualificados ela receber, mais chances tem de desenvolver todo o seu potencial.
O período da primeira infância é extremamente sensível para o desenvolvimento do ser humano, pois é nessa fase em que acontece a formação de toda a sua estrutura emocional e afetiva, além do desenvolvimento de áreas fundamentais do cérebro relacionadas à personalidade, ao caráter e à capacidade de aprendizado, conforme expõe o Ministério da Saúde.
Além de uma maior capacidade cognitiva, crianças bem estimuladas nos primeiros anos de vida tendem a ter um desempenho escolar melhor e chances menores de envolvimento com o crime e o uso de drogas. O processo iniciado na primeira infância segue ao longo do tempo, moldado de acordo com as experiências vivenciadas e compartilhadas, principalmente, com seus pais, parentes e cuidadores. Nesse sentido, o Ministério da Saúde informa que a proteção é fundamental, uma vez que problemas graves logo no início da vida, como violência familiar, negligência e desnutrição, podem interferir no desenvolvimento saudável do cérebro.