Foi aprovado, na sessão plenária desta quinta-feira (09), na Câmara Municipal de Viamão – CMV, o requerimento 129/2021, de autoria do vereador Alex Boscaini – PT, que solicita que sejam mantidas as aulas em modelo remoto até o final do ano de 2021 em decorrência da pandemia pela Covid-19 e das recomendações de distanciamento social ainda vigentes.
O vereador Alex Boscaini ressalta que é preciso compreender que as aulas remotas surgiram como alternativa para reduzir os possíveis impactos negativos no processo de aprendizagem e para conter a propagação do novo coronavírus. “É necessário valorizar o direito à educação mesmo de forma remota. A diferença entre as aulas presenciais e as remotas é o ambiente escolar, que possibilita o contato físico e social. As aulas remotas suprem as necessidades de ensino, que se mantém o mesmo, porém com os estudantes em casa”, explica o parlamentar.
Alex Boscaini completa que o ensino remoto utiliza recursos e metodologias ativas, videoaulas, encontros virtuais, conteúdos organizados em ambientes virtuais e plataformas de aprendizagem, orientação de leituras, projetos, pesquisas, atividades e exercícios indicados em materiais didáticos, entre outras atividades.