Na tarde desta quarta-feira (24), aconteceu audiência pública, no plenário Tapir Rocha, sobre o relatório de avaliação das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2020 da Prefeitura de Viamão, sob a coordenação da secretária da Fazenda, Jeane Carvalho.

Na apresentação, que foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara Municipal de Viamão – CMV, a diretora de Contabilidade, Raquel Charão, falou que as receitas arrecadadas do município totalizaram mais de R$ 572 milhões, alcançando quase 70% do valor total orçado para a receita.

“Houve crescimento da receita, em relação a 2019, de quase 13%. Porém, a arrecadação por tributos diminuiu bastante em relação aos anos anteriores devido à pandemia”, destacou a diretora.

Na apresentação houve a divulgação de que o IPTU – TSU teve crescimento de 7,52%, em comparação ao ano de 2019, mesmo com a pandemia. Já o ISS teve um decréscimo de 8,53% em relação ao ano anterior. Confira outros dados divulgados sobre os tributos em relação ao ano de 2019:

ITR – decréscimo de 16,65%

ITBI – decréscimo de 2,31%

FPM – decréscimo de 23.02%

ICMS – decréscimo de 23.86%

IPVA – decréscimo de 17,83%

Salário Educação – decréscimo de 5,74%

Fundeb – crescimento de 0,68%

A secretária da Fazenda, Jeane Carvalho, destacou que as despesas orçamentárias pagas totalizaram mais de R$ 483 milhões em 2020, o que equivale a 58,66% do valor orçado para aquele ano. Jeane também enfatizou que as secretarias de Educação e de Saúde foram as que mais tiveram despesas no ano passado.

A apresentação detalhada dos dados pode ser conferida em vídeo da transmissão ao vivo que aconteceu no Facebook (@camaradeviamao).