Na sessão plenária da quinta-feira (22), foi aprovado, por unanimidade, na Câmara Municipal de Viamão – CMV, o requerimento 53/2023, de autoria do vereador Alex Boscaini – PT, que solicita a realização de uma Audiência Pública com a Equatorial Energia/CEEE, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS), Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado (SEMA), Defensoria Pública Municipal e Estadual, Ministério Público e Prefeitura de Viamão, com o objetivo de discutir as principais demandas e necessidades dos serviços de energia do município, a fim de promover melhorias no atendimento à população.

A audiência pública acontecerá no dia 12 de julho de 2023, às 16h, no plenário Tapir Rocha, em decorrência da prestação insatisfatória dos serviços de energia elétrica no município, principalmente após a passagem de um ciclone extratropical que abalou o Estado do Rio Grande do Sul no último dia 15. Segundo o parlamentar, ainda há comunidades em Viamão sem energia elétrica, o que também pode causar impacto no abastecimento de água. “A população tem vivenciado uma série de problemas, como demoras no atendimento e serviços de má qualidade, que afetam negativamente a qualidade de vida e o desenvolvimento local. A Equatorial já recebeu duas moções de repúdio desta Casa Legislativa pela péssima prestação de serviço”, enfatiza Alex.

O vereador completa que a demora no atendimento é uma preocupação constante, uma vez que os consumidores enfrentam dificuldades para registrar reclamações, solicitar serviços e obter suporte técnico quando necessário. “Observamos uma quantidade significativa de serviços de má qualidade feitos pela empresa em Viamão. Instalações elétricas deficientes, falta de manutenção adequada na rede elétrica e interrupções frequentes no fornecimento de energia têm acarretado prejuízos tanto para empresas locais quanto para os cidadãos comuns. Essa situação compromete o funcionamento de negócios, resultando em perdas financeiras e impactando negativamente a economia local”, explica.

Alex Boscaini expõe que espera que a Equatorial apresente, nessa audiência pública, um plano de ação concreto para corrigir as deficiências identificadas, estabelecendo metas claras de melhoria. “É necessário que a empresa se comprometa a reduzir as demoras no atendimento, aprimorar a qualidade dos serviços prestados e cumprir suas obrigações perante a população de Viamão”, finaliza.