A Câmara de Viamão aprovou nesta quinta-feira (19), o projeto 82/2018, de autoria do vereador Dilamar de Jesus – PSB, que inclui o Encontro Quimbandeiro no calendário oficial de eventos da cidade, que acontecerá no primeiro final de semana de Julho, anualmente. O evento vai reunir integrantes da Umbanda, Quimbanda e da Matriz Africana, preferencialmente na Praça Municipal São Jorge, na Viamópolis, próximo à escola São Jorge.
De acordo com o vereador Dilamar de Jesus, a proposição busca respeito e igualdade na comunidade, por meio de demonstrações de fé e união. “O encontro acontecerá em homenagem às tradições da Umbanda, Quimbanda e demais religiões afro-brasileiras. Nossa cidade possui um grande número de casas de religião e precisamos valorizar a cultura religiosa”, completou o parlamentar.
DIA DE OXUM – Outro projeto também aprovado, de autoria do vereador Dilamar de Jesus, institui na cidade, o Dia de Oxum – 8 de dezembro. A comemoração poderá acontecer no Largo Adônis dos Santos – Praça da Caixa D’Água, no Centro da cidade. “O PL tem a finalidade de reconhecer o Dia de Oxum que é sincretizada com a Nossa Senhora Conceição,  padroeira de Viamão”.