A Câmara Municipal de Viamão realizou no final da tarde desta quinta-feira, dia 27, a inauguração da galeria de ex-presidentes e das mulheres vereadoras. O evento contou com a presença de ex-presidentes e mulheres que foram protagonistas na presença feminina no Legislativo. Participaram, ainda, familiares, além de assessores da casa.
O presidente do Poder Legislativo, Francinei Bonatto – PSDB, lembrou que a galeria é um reconhecimento pelos vereadores que comandaram o Legislativo. “É uma forma de ter reconhecido o trabalho que fizeram em outros tempos, e que foi importante para fortalecer o poder”, citou. Ele mencionou que foi uma honra ter dirigido a Câmara durante este ano.
Em nome dos ex-presidentes, Xandão Gomes – PRB, elogiou a iniciativa de manter vivos na memória do Legislativo, os nomes daqueles que conduziram os trabalhos ao longo dos últimos anos. “É uma forma de valorizar quem já trabalhou muito pelo município. É um reconhecimento justo manter estes quadros em exposição para que a comunidade veja quem já foi protagonista desta casa”, disse o vereador Xandão Gomes.
A ex-vereadora Teresinha Labres esteve presente no evento, representando as mulheres que participaram do Poder Legislativo de Viamão. A vereadora Belamar Pinheiro – PSDB, fez o pronunciamento em nome das integrantes da galeria, e ressaltou a importância das mulheres no cenário político. “Somos importantes à medida que abrimos caminho num campo dominado predominantemente pelos homens. Tivemos muitas dificuldades para conquistarmos nossa valorização e para mostrar a capacidade para exercer nosso mandato com grandeza”, finalizou.