Durante a última sessão ordinária de 2018, que aconteceu na cidade nesta quinta-feira (27), o presidente da Câmara Municipal de Viamão, Francinei Bonatto – PSDB, teve a oportunidade de apresentar o Relatório de Gestão 2018, que levanta os pontos de maior destaque das ações realizadas pela Câmara e a economia da atual gestão.
“Em relação ao relatório de atividades e da plataforma de trabalho quero compartilhar com muita satisfação um dos pontos principais, a transparência e economia com os gastos públicos durante o ano. Na Câmara também compartilhamos informações permanentemente sobre tudo que foi realizado pelo Legislativo”, disse o presidente.
A Câmara de Viamão disponibilizará em breve o Relatório de Gestão 2018 no seu site, no link do Diário Oficial Eletrônico – e-Dolv, que expõe exatamente qual foi o trabalho desenvolvido neste ano. “São ações como estas, amparadas em um trabalho transparente e de comunicação, que permitiram à CMV respeito com os gastos. Observamos estes resultados com entusiasmo, mas sabemos que nosso compromisso deve ser renovado a cada dia, para os próximos anos”, finalizou o presidente Francinei Bonatto.
ECONOMIA – Em 2018, a Câmara Municipal de Viamão economizou R$ 880 mil de seu orçamento anual. Os recursos foram devolvidos ao Poder Executivo, possibilitando o investimento da Prefeitura em outras áreas da cidade. Além disso, a Câmara de Viamão teve custo zero em diárias, passagens aéreas, combustível, além da diminuição com cópias e materiais de expediente.
RELAÇÕES COM A COMUNIDADE
TRANSPARÊNCIA – Em 2018, a Câmara buscou ainda mais proximidade com a comunidade viamonense, buscando alternativas para superar as dificuldades da cidade e possibilitando que a população tenha controle sobre os atos do Legislativo.
O Portal Transparência, no site da CMV, apresenta todos os contratos com prestadores de serviços, tendo sido implementado de forma efetiva neste ano, e cumprindo o que estabelece a Lei da Transparência e a Lei de Acesso à Informação.
OUVIDORIA – O novo canal de ouvidoria da Câmara foi criado em 2018 para que o cidadão encaminhe sua sugestão, dúvida, crítica ou requerimento para os vereadores (as) através do site, telefone ou aplicativo.
ESCOLA DO LEGISLATIVO – Estudantes têm a oportunidade de conhecer mais sobre o funcionamento da Câmara através da Escola do Legislativo, projeto que contribui para a formação de cidadãos mais conscientes.  Foram registrados mais de 2 mil visitantes neste ano, a maioria alunos dos Ensinos Médio e Fundamental de escolas públicas, com idades entre 7 e 15 anos.
E-DOLV – Neste ano também foi instituído o e-Dolv, que é o Diário Oficial Eletrônico da Câmara Municipal de Viamão. Este novo canal de comunicação gera economia na publicação de atos oficiais e mais transparência para que o viamonense controle o que está sendo realizado na Câmara.
AÇÕES DE COMUNICAÇÃO – A Câmara de Viamão intensificou sua participação em redes sociais, aproximando-se ainda mais dos viamonenses, que tiveram mais acesso às informações do parlamento da cidade.
No Facebook, cerca de 8,5 mil seguidores aderiram à página. No Instagram e no Twitter, há destaque para as atividades no plenário e para o dia a dia das ações legislativas.
Além disso, o site da CMV, em 2018, ultrapassou a marca dos 20 mil acessos.
Novos programas, com formato de revista eletrônica, como o Câmara Notícias e o Pela Cidade, ambos exibidos semanalmente, atingiram juntos cerca de 150 mil visualizações, mais de 2 mil compartilhamentos e reações.