Hoje, dia 20, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Viamão – CMV realizou sessão solene alusiva à XXI Semana da Consciência Negra de Viamão, que acontece de 18 a 24 de novembro. O objetivo é debater e refletir o tema “Os Afrodescendentes de Viamão: Educação, Saúde, Política, Cultura, Religiosidade e Empreendedorismo”.

“Sou vereador há quase 20 anos e fui o primeiro parlamentar negro eleito para a composição da Câmara Municipal, o que muito me honra. Seguimos juntos na luta contra a discriminação e estamos satisfeitos com a oportunidade de reconhecer o trabalho social desenvolvido por tantas pessoas que fazem a diferença em nossa cidade. Cerca de 44% da população de Viamão é negra e precisamos estimular o debate crescente acerca dos avanços ainda necessários para que todos os direitos sejam contemplados”, fala o vereador Armando Azambuja, integrante da Comissão Organizadora do evento.

UNIÃO – A Comissão Organizadora é composta pela Câmara de Vereadores de Viamão, Prefeitura Municipal, Secretaria da Educação, Secretaria da Cidadania e Assistência Social, Movimento Negro Organizado, Associação Africanista e Umbandista de Viamão, Conselho de Clube de Mães de Viamão, SRCC Academia de Samba Unidos de Vila Isabel, Quilombos Botinhas e Anastácia.

Também compõem o evento os Quilombos Cantão das Lombas, o movimento Ubuntu, Entidade Mãos que Criam e o Grupo Mulheres Negras de Viamão. Estiveram presentes no ato solene, os vereadores Dilamar de Jesus – PSB, Adão Pretto – PT e Guto Lopes – PSOL.

HOMENAGEM – O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, vereador Luís Armando Azambuja – PT, entregou certificados de parabenização, de reconhecimento e aplausos, a personalidades do município que desenvolvem ações relevantes nas comunidades, engajadas na luta pelo incentivo às políticas públicas afirmativas contra o preconceito e a discriminação racial e social.

Os homenageados são:

Isolina dos Santos Côrtes