A Câmara Municipal de Viamão – CMV realiza hoje (3), audiência pública para discutir a possibilidade de instalação de um aterro sanitário/lixão na região Espigão/Passo da Batalha.
MESA – O evento foi conduzido pelo vereador Guto Lopes – PSOL, e também proposto pelos vereadores Adão Pretto Filho – PT e Rodrigo Pox – PDT. A Mesa também foi composta pelo presidente da CMV, André Gutierres – Progressistas, pelo secretário de gestão do município, arquiteto Camargo, pelo representante do 18º Batalhão de Polícia Militar – BPM, Major Aires, pelo morador do Espigão, Antônio Pedro Vieira, pela representante da Comissão de Moradores da região Cantagalo/Passo d’Areia, Caroline Argenti e a Cacica Aquab, da Aldeia São Caetano, dentre outras pessoas da comunidade.
Também estiveram presentes na audiência pública, os vereadores Francinei Bonatto – PSDB e Maria Rita Cardozo – PSDB.

O vereador Guto Lopes enfatiza que a participação da comunidade na busca de soluções é fundamental. “É necessário ouvir a população da região do Espigão, do Passo da Batalha e da Capororoca, pois há a possibilidade de instalação de um lixão naquela região. Nós temos uma preocupação em relação ao futuro da nossa cidade com lixões. De forma conjunta, precisamos pensar em alternativas, como a reciclagem, a separação correta do lixo e outras possibilidades para que os detritos não sejam enterrados, pois essa prática prejudica de forma significativa o meio ambiente, impactando, por exemplo, nos lençóis freáticos. Além disso, a economia local também sofre prejuízos, gerando dificuldades principalmente para a agricultura orgânica”, diz o vereador Guto Lopes.
O presidente da CMV, André Gutierres, explicitou a necessidade de verificar os potenciais da região do Espigão, no intuito de promover o maior desenvolvimento daquela região. “Estamos aqui para ouvir e realizar encaminhamentos. Nossa cidade enfrenta muitas dificuldades em diversas áreas. Essa região tão importante tem de ser estimulada ao desenvolvimento rural. É uma região com imenso potencial e não queremos o lixão nesta localidade. Esperamos o apoio do Executivo nesta luta”.
O vereador Adão Pretto Filho – PT destaca que de forma conjunta os viamonenses precisam refletir sobre alternativas que não prejudiquem o meio ambiente. “Precisamos pensar em alternativas para que não haja a instalação de um possível aterro no Passo da Batalha. Essa audiência pública é extremamente importante para que possamos discutir outras possibilidades sustentáveis e economicamente interessantes, que gerem renda”, enfatiza o vereador Adão Pretto Filho.
Também estiveram presentes no evento várias entidades representativas da cidade e a comunidade.