A primeira edição da Escola do Legislativo, projeto criado nesta Legislatura, aconteceu na manhã de hoje, no plenário da Câmara Municipal de Viamão – CMV, e reuniu 42 alunos da Escola Estadual Cecília Meirelles. Estiveram presentes no encontro, três turmas do terceiro ano do Ensino Médio e dois professores.
A aula foi ministrada pelo vereador e professor Igor Bernardes – PPS, que abordou temas como cidadania, voto e características dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e corrupção. “Essa é uma oportunidade de aproximar a Câmara dos nossos jovens. Um projeto muito gratificante, discutindo a política, a democracia e o exercício da cidadania, com esperança de preparar melhor a juventude para que tenhamos um eleitor mais qualificado e uma sociedade mais crítica e preocupada com os rumos da cidade, do Estado e do país”, afirma o vereador Igor Bernardes, que é presidente da Comissão de Educação da CMV.
A diretora da Escola do Legislativo, Franciane Fraga e o vereador Dieguinho Santos – PSD, também acompanharam a primeira aula. O presidente da Câmara, Francinei Bonatto – PSDB, deu as boas-vindas ao grupo escolar. “A Escola do Legislativo é mais uma ferramenta de trabalho que a Câmara desenvolveu para discutir com a sociedade, e neste caso, a comunidade escolar, assuntos que muitas vezes são deixados de lado, como consciência política, democracia e outros temas”.
De acordo com o professor de matemática Alexsandro Sarmento, a iniciativa permite que o jovem conheça mais o funcionamento da Câmara e que possa começar a fazer a diferença já na escola, contribuindo para um Brasil melhor. A professora de língua portuguesa Ângela Vieira completa que encontros como esse possibilitam um maior engajamento do aluno em relação a temas da atualidade e para o exercício da cidadania.