Instalação de Ecopontos na cidade é aprovada pelos vereadores

2007
A Câmara Municipal de Viamão aprovou na quinta-feira (3), o projeto de lei que autoriza a Prefeitura instalar Ecopontos na cidade. A matéria de autoria do vereador Jessé Sangalli – PSDB, recebeu um voto contrário e uma abstenção. Os Ecopontos são locais de entrega de voluntária de pequenos volumes de entulhos, grandes objetos, como móveis, restos de poda de árvore, recicláveis e outros.
A Prefeitura vai estipular a taxa a ser paga pelo contribuinte que quiser fazer os descartes, inclusive podendo ser gratuito, se economicamente viável ao Poder Público. Se houver a cobrança de taxa, essa deverá ser disciplinada, através de portaria específica. A Prefeitura poderá fazer convênios com empresas privadas, catadores, recicladores e outros parceiros para a administração dos Ecopontos.
De acordo com o vereador Jessé Sangalli, a instalação de Ecopontos tem o objetivo educativo e social, e facilita a vida dos viamonenses, bem como evita que lixos sejam descartados de forma incorreta, causando entupimentos de bocas de lobo e/ou descarte em arroios. “É uma medida necessária para a educação e conscientização da população”.