Com o plenário lotado, nesta terça-feira, 18 de agosto, a Câmara Municipal de Viamão realizou a primeira sessão ordinária, após o período de recesso parlamentar. É importante ressaltar que mesmo durante o recesso, os setores da Casa Legislativa e os gabinetes dos parlamentares continuaram realizando atendimentos ao público e trabalhos administrativos. A primeira sessão após o recesso contou com a participação de todos os vereadores do Legislativo e foi presidida pelo Vereador Dilamar de Jesus (PSB). A reunião contou também com a presença do prefeito em exercício, Valdir Jorge Elias, o Russinho.

No início, ocorreu a leitura das correspondências, Projetos de Lei, Pedidos de Informações, Ofícios e Requerimentos que deram entrada na Casa. Também foi apreciada uma Denúncia 001/2020, de autoria do vereador Jessé Sangalli (sem partido), sobre um pedido para abertura de um processo que poderia resultar na cassação do chefe do Executivo, André Pacheco. Após a leitura da denúncia na íntegra pelo vereador Evandro Rodrigues (DEM), ocorreu a votação: 14 vereadores rejeitaram a admissibilidade do documento e cinco foram a favor, resultando no arquivamento da denúncia. Conforme o regimento interno da Câmara, por ser o denunciante, o vereador Jessé Sangalli ficou impedido de votar, e tratando de uma matéria que exige maioria simples de votação, o presidente da Casa, só vota em caso de empate.

A próxima sessão acontece na quinta-feira, dia 20, a partir das 16h. Lembrando que as Sessões Ordinárias são abertas ao público, para que os munícipes possam acompanhar a execução dos trabalhos.