Hoje, dia 20, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Viamão – CMV, realizou sessão solene alusiva à XX Semana da Consciência Negra de Viamão, que acontece de 19 a 24 de novembro. O objetivo é debater e refletir o tema “O Negro na evolução do tempo e suas conquistas”.
O evento na CMV foi organizado pela Comissão da Consciência Negra, da qual o vereador Armando Azambuja é integrante. “É necessário estarmos aqui nesse dia, para ouvir a comunidade e as entidades. Queremos uma pátria com igualdade e lutamos por esse ideal. Viamão é referência nacional com o maior número de cotas raciais em concursos públicos. Fica a nossa homenagem ao povo negro e aos quilombolas”, enfatiza o vereador Armando, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMV.
NA ESCOLA – “Durante o ano letivo temos que trabalhar o tema da Consciência Negra em nossa rede educacional, abordando a história e a cultura do povo negro.Trabalhamos nosso currículo de maneira interdisciplinar e com temas transversais, contemplando conteúdos relevantes para as políticas públicas que devem ser desenvolvidas. Precisamos de estudantes mais críticos e uma sociedade com menos racismo e discriminação social”, fala o assessor pedagógico Sander Severiano, que representa a Secretaria de Educação do município.
A representante do Grupo Mulheres Negras de Viamão, Jussara Conceição, também explanou na tribuna popular a desigualdade existente na sociedade. “Nem sempre é fácil lidar com a diferença. Há um estado de desigualdade difícil de ser alterado, mas é um problema que não é exclusivo de afrodescendentes, alcançando vários grupos étnicos. Promovemos essa reflexão para evidenciar iniciativas de cunho educacional, com o objetivo de que avanços sociais aconteçam”, diz Jussara.
UNIÃO – A programação conta com o apoio das Secretarias da Cidadania e Assistência Social, Câmara Municipal de Viamão – CMV, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria da Cultura, Quilombo Anastácia, Quilombo Botinhas, Quilombo Cantão das Lombas, Academia de Samba Unidos de Vila Isabel, Grupo de Mulheres Negras de Viamão, Entidade Mãos que Criam, Associação Africanista e Umbandista de Viamão e Associação Medianeira de Apoio à Vida – AMAVIDA.