A Comissão que elabora a programação da XX Semana da Consciência Negra reuniu-se nesta quarta-feira (14) no plenário Tapir Rocha, na Câmara Municipal de Viamão – CMV, para discutir as atividades que serão desenvolvidas no evento, que acontece de 19 a 24 de novembro.
O tema escolhido para esta edição é “O negro na evolução do tempo e suas conquistas”. De acordo com Mãe Vilma de Oxum, da Associação Africanista e Umbandista de Viamão, o objetivo do evento é promover a reflexão sobre a contribuição dos negros para o município. “Convidamos a comunidade a participar desta Semana para apresentar as conquistas dos negros em Viamão, valorizando o seu legado e a evolução que promoveram na cidade”, fala.

A programação conta com o apoio das Secretarias da Cidadania e Assistência Social, Câmara Municipal de Viamão – CMV, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria da Cultura, Quilombo Anastácia, Quilombo Botinhas, Quilombo Cantão das Lombas, Academia de Samba Unidos de Vila Isabel, Grupo de Mulheres Negras de Viamão, Entidade Mãos que Criam, Associação Africanista e Umbandista de Viamão e Associação Medianeira de Apoio à Vida – AMAVIDA.
Confira abaixo a programação divulgada pela Comissão:
19/11–Manhã: 09:30 Palestra Projetos sobre Voluntários e acesso a tecnologia
Local: Academia de samba “UNIDOS DE VILA ISABEL”.
10:00 – Feira de Inovação: Várias atrações: Projetos, Construção de vídeo Game Retro, semáforo com luz de led.
12:00-Encerramento dos trabalhos na Quadra.
19/11 – Tarde Abertura: das 13:30 ás 16:30 Local: Calçadão Tapir Rocha
13:30 – Música com Júnior(DCDH). Durante toda a tarde: SENAC: cortando Cabelo Masculino e Feminino.
A partir das 13:30 – Tranças: Gripo de Mulheres Negras de Viamão
A partir das 13:30: Tranças: Entidade Mãos que Criam.
14:00 ás 16:00: Unidade Móvel da Saúde
14:00 – Ato de abertura com autoridades e convidados.
15:30 – Lançamento do Espaço fotográfico da Semana da Consciência Negra no Espaço no Calçadão Tapir Rocha.
16:00 – Música com Júnior (DCDH).
16:30: Encerramento.
20/11 – 16:00 ás 17:00 –  Ato Solene na Câmara de Vereadores de Viamão (responsável Vereador Armando).
Assunto: Saúde: Lorraine. – Assunto: Saúde Geral Educação – Evolução da Educação
Religião: Vilma e Washington – Assunto Matriz Africana
Assuntos Gerais: Repres. Grupo de Mulheres Negras de Viamão, Jussara
19:00 – Momento Cultural: Academia de Samba Unidos de Vila Isabel
Presença da Escola Municipal Farroupilha-EJA

21/11 – Manhã das 9:00 à 12:00 – Roda de Conversa com a Comissão e as Alunos das Escolas de Viamão de Ensino Médio. Local: Walter Graff (centro).
Convidadas Enfermeira LORRAINE, Presidente da Entidade Mãos que Criam LUCIANA, Representante do Grupo de Mulheres Negras de Viamão JUSSARA, Presidente da Entidade AMAVIDA, MEDIANEIRA.
14:00 – Palestra com Ativista – Quadra da Academia de Samba Unidos de Vila Isabel.
22/11 – 13:30 – Roda de Conversa, Religiosidade Afro (Resp. Washington e Vilma) com participação da Comissão. Local: Walter Graff (centro).
23/11 – 9:00 – Abertura com o Ônibus da Saúde.
23/11 Manhã
– Caps AD
– Sarau Cultural da Saúde Mental
Barracas:
– Bordado e Artesanato: Quilombo Botinhas.
– Tranças com Entidade Mãos que Criam (Resp. Luciana).
– Tranças: Grupo de Mulheres Negras de Viamão (Resp. Jussara).
– Turbante: Grupo de Mulheres Negras de Viamão (Resp. Jussara).
– Coordenadoria de Mulheres de Viamão-CRM.
– Brinquedos para as crianças com SESC- Viamão.
-Degustação com Quilombo Anastácia.
Atrações: GRUPO STUDIO IMPÉRIO – Diretor Coreográfico: Bruno Silva
Grupo de Dança da Entidade Grupo de Mulheres de Viamão.
24/11 – 09:00 Concentração e Encontro da Comunidade com Orgulho Crespo na Praça da Santa Isabel. Após, caminhada com todos da Praça até a Quadra da Unidos de Vila Isabel. Continuidade do evento com a responsabilidade de Alexandre (Unidos de Vila Isabel).
Encerramento da Semana da Consciência Negra.