O vereador Rodrigo Pox – Podemos falou, na sessão plenária da última quinta-feira (19), a respeito do problema que o município vem enfrentando com o emaranhado de fios de energia elétrica espalhados por toda a cidade. A adversidade citada pelo parlamentar pode ser observada tanto nos bairros mais distantes do centro quanto nas vias principais, onde estão instalados os comércios e há grande fluxo de pedestres.

“Estamos enfrentando grandes problemas em relação aos fios de energia, espalhados por toda a cidade de Viamão. Encontramos emaranhados de fios, fios de telefonia, fios de internet, todos os cabos que têm autorização da ANEEL, resultando em um cenário péssimo para a cidade”, enfatizou.

O vereador explicou que a problemática não se dá somente por uma questão estética, mas em razão da insegurança dos pedestres que caminham por estas vias em que estão caídos os fios de energia. “É importante dizer que essa situação não é negativa somente em questão de estética, mas, principalmente, em decorrência de acidentes, expondo as pessoas ao risco, como motoboys de aplicativos e pedestres nas calçadas”, enfatizou.

Por fim, Rodrigo Pox mencionou o projeto de lei 76/2023, de sua autoria, que objetiva incutir a obrigatoriedade da empresa concessionária, de limitar-se à ocupação do espaço público dentro do que estabelece as normas técnicas, promovendo a regularização e a retirada dos fios não utilizados nas vias públicas da cidade.

“Este compromisso de fiscalização é da CEEE Equatorial, e nós estamos solicitando urgência para que o nosso projeto venha para votação em plenário. Sobretudo, esta medida visa organizar a cidade e prevenir futuros danos à população”, disse.

A proposição ainda está em tramitação na Casa, devendo ser aprovada pela Comissão de Constituição, Redação e Justiça- CCRJ, para, na sequência, ser votada pelos parlamentares.