O vereador William Pereira – Podemos falou, na sessão plenária desta quinta-feira (23), a respeito da situação de calamidade que a zona rural do município está enfrentando, com a volta das fortes chuvas na última madrugada. 

O parlamentar destacou que os moradores que estavam começando a se recuperar das enchentes que assolaram o estado no início do mês, precisaram se colocar em alerta novamente, levantando suas mobílias e saindo de suas casas. 

Capão da Porteira, distrito que faz fronteira com Águas Claras, foi diretamente afetado pelo estado de calamidade pública em decorrência das chuvas, entretanto, conseguiu oferecer ajuda às pessoas desabrigadas de outros municípios. William Pereira enfatiza que, embora menos atingida, Viamão ainda está sofrendo com os danos trazidos pelas cheias. 

“A região rural está abaixo de água de novo, assim como outras regiões. Capão da Porteira está tendo as suas ruas alagadas novamente, não está dando tempo da água escoar. Acredito que em muitos bairros do município estão passando por cenários parecidos, em que a situação se repete mais uma vez e deixa todos nós preocupados. A Defesa Civil e a Secretaria de Obras já estão nas ruas, tentando auxiliar e buscar a melhor forma de minimizar os problemas à nossa população. Embora Viamão tenha sido menos atingida, o povo está sofrendo, pois além de ter danos próprios, estamos recebendo desabrigados de outras localidades mais afetadas”, concluiu. 

O vereador William Pereira também chamou a atenção para a falha no sistema de escoamento da área rural do município, o que faz com que a localidade sofra ainda mais prejuízos.

“Na última sessão plenária, foi falado sobre os inúmeros buracos de Águas Claras, sobre as poças em frente aos comércios. A ERS-040 possui uma taipa, que não deixa a água escorrer para o Banhado Grande e ir para baixo dos assentamentos. Toda a água que desce dos condomínios e das moradias deságua para cima da ERS-040. Desde 2021, nós realizamos debates com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER e com a Empresa Gaúcha de Rodovias – EGR, para que isso seja resolvido, instalando novas galerias e passagens das águas na localidade da zona rural”. 

O parlamentar concluiu sua fala ressaltando que os esforços para a limpeza de valos e mapeamento do acúmulo de água já estão sendo feitos junto à prefeitura do município, e que acredita que a gestão pública de todos os municípios construirá um planejamento mais eficiente para o combate de cenários climáticos extremos como este que estamos atravessando no Estado do Rio Grande do Sul.  

 “Nós já estamos mapeando, junto à prefeitura, os problemas de acúmulo de água, assim como os valos que precisam ser limpos. Quando a chuva para, nos mobilizamos para realizar o patrolamento nestas vias, e quando conseguimos ter fôlego, as chuvas voltam. Nós estamos vivendo os momentos das maiores enchentes da história do Rio Grande do Sul, Viamão não está ilhado, mas aqui as chuvas também estão fazendo estragos. Acredito e espero que nos próximos anos, as prefeituras comecem a se organizar melhor no quesito de planejamento e enfrentamento desses cenários”, concluiu.