A Câmara Municipal de Viamão – CMV concedeu título de cidadão viamonense para o artista plástico, pintor, gravurista e desenhista Wilson Furtado Cavalcanti, conhecido como Cava, natural de Pelotas/RS. A honraria foi conferida por iniciativa do vereador Alex Boscaini – PT, na sessão plenária de quinta-feira (26), mediante o decreto legislativo nº 04/2023, promulgado pelo presidente André Gutierres – Progressistas.

“Cava é artista plástico e um dos gravuristas mais conceituados do Brasil, também tendo sido secretário de Cultura de Viamão em 1997. Suas contribuições com a cidade no âmbito da cultura são muito significativas. Em nome de toda a população viamonense, o nosso reconhecimento fica registrado por meio deste título”, disse Alex.

Em sua manifestação na tribuna, o artista plástico agradeceu a honraria e falou sobre sua trajetória e a importância da cultura. “Desde muito jovem, tenho esse envolvimento com o desenho e a escrita, contando muito das relações e questões da Santa Isabel. Quero dizer que a cultura, muitas vezes entendida como algo supérfluo, é fundamental, nos fazendo ter uma consciência crítica do meio e da situação na qual estamos envolvidos. Também abre um leque no que se refere à economia. O meu trabalho artístico é um compromisso sério com o meio e a sociedade onde estou inserido”, falou Cava.

O artista plástico lembrou que fez parte de um pequeno grupo no final dos anos 1970 e início de 1980, chamado Comum Unidade. “Fui com alguns amigos, munido de enxada e pá, começar a construir a praça da Santa Isabel, onde realizamos uma série de eventos culturais, com música, teatro e artes visuais. Chegamos a ter um jornal na localidade para discutir e pensar sobre o nosso município. Há duas árvores enormes plantadas na praça. Plantamos 60 mudas e hoje há duas no local, o que muito me gratifica”, rememorou.

CAVA – A trajetória de Cava começou ainda na adolescência, quando estudou gravura e desenho no Atelier Livre Xico Stockinger, de 1967 a 1979, com Danúbio Gonçalves, Paulo Peres, Carlos Martins, Marília Rodrigues, entre outros.

Cava publicou histórias em quadrinhos, de 1974 a 1978, no Folha da Manhã e Pasquim, entre outros jornais. O manifesto Arte de Rua foi organizado por ele, também, nessa época, no Ponto de Arte, na capital gaúcha. Ainda em Porto Alegre, Cavalcanti fundou o ateliê de gravura em metal do Museu do Trabalho (1988), o Atelier de Litografia Oficina 11 (1992), o Núcleo de Gravuras do Rio Grande do Sul e a Associação Independente de Artistas (1997).

Cava foi Secretário de Cultura da cidade de Viamão (RS), em 1997, onde reside atualmente e tem um atelier. Recentemente, em 2015, participou da 10ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre. Encerrando sua trajetória, o artista plástico atuou como professor de xilogravura, litografia e gravura em metal, além de desenho, no Atelier Livre Xico Stockinger por 22 anos, situado em Porto Alegre.