Uma comissão formada por aprovados no concurso público da Polícia Civil de 2018 utilizou o espaço da tribuna popular, na sessão desta terça-feira (23), para pedir o chamamento dos aprovados no intuito de ampliar o quadro efetivo da Polícia Civil no Estado gaúcho.
Elias Machado da Silva, aprovado para o cargo de inspetor de Polícia, destaca a necessidade de a segurança ser prioridade.
“Precisamos de melhorias para a segurança pública do Estado. 21 de abril foi o Dia do Policial Civil, data importante que marca o trabalho de servidores que arriscam a própria vida para proteger a população. Atualmente, há um déficit de quase 50% do efetivo da Polícia Civil e cerca 2 mil aprovados no concurso que querem trabalhar em prol da segurança. Hoje há 700 Policiais Civis aptos a pedir aposentadoria, o que certamente causaria forte impacto no trabalho de segurança pública do Rio Grande do Sul. A segurança é prioritária, analisando-se os altos índices de criminalidade. A segurança impacta a sociedade, de maneira que outras áreas como educação e saúde também dependem deste trabalho.”, diz Elias.
O vereador Rodrigo Pox – PDT enfatizou seu apoio à comissão de aprovados no concurso público. “A segurança precisa de maior efetivo e esta é uma necessidade urgente. A situação de déficit no quadro de Policiais Civis é preocupante e tende a agravar os problemas já existentes na segurança pública”, reitera o parlamentar.