Na sessão plenária desta terça-feira (08), foi aprovado o requerimento 88/2023, que solicita a convocação da presidente do Conselho Viamonense dos Direitos da Criança e do Adolescente (Covidica) para prestar esclarecimentos referentes à definição dos locais de votação da eleição do Conselho Tutelar 2023, na próxima sessão ordinária da Casa Legislativa. A proposição foi elaborada pela Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente, das Minorias e dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Viamão – CMV, composta pelo seu presidente William Pereira – PTB, vereadora Denise Guedes – PSDB e vereador Markinhos da Estalagem (sem partido).
Conforme justificativa exposta pela Comissão, na Zona Rural foi colocada apenas uma escola por região, o que dificulta a participação dos cidadãos na eleição, especialmente na região da ERS 040. “Foi escolhida a Escola Municipal de Ensino Fundamental Apolinário Alves dos Santos, na parada 85, que é muito distante para a maioria dos moradores desta região. O Capão da Porteira, por exemplo, fica a 27 km da única urna para votação”, diz o presidente da Comissão, vereador William Pereira.
O parlamentar ressalta, ainda, que, nos finais de semana as linhas dos ônibus são reduzidas, o que gera ainda mais dificuldade na locomoção até o único local de votação. “Esta eleição é de grande importância para as crianças e adolescentes de nosso município. Diante disso, deveríamos facilitar a participação de nossa comunidade, não criando barreiras, já que esta eleição não é de voto obrigatório. Precisamos incentivar a participação da população na escolha dos conselheiros tutelares”, afirma.