A pauta da fala da médica Letícia Ikeda foi acerca do programa DST/HIV; Prevenção e Combate

A médica Letícia Ikeda participa da tribuna popular da sessão plenária desta terça-feira (30), na Câmara Municipal de Viamão – CMV, acerca do Centro De Testagem e Aconselhamento – CTA, em alusão ao Dia Internacional de Combate à AIDS, que inicia amanhã, quarta-feira (1º). Integrantes do CTA, estavam presentes Karen de Mello e Elizandra Ferronato.

Em véspera do mundial de luta contra a AIDS, a doutora Letícia Ikeda apresentou dados sobre a doença em Viamão. Segundo a profissional, desde o início dos anos 2000 houve queda de HIV e AIDS no município. 

“Apesar de melhorias nos indicadores nacionais, estaduais e mundiais, o Rio Grande do Sul apresentou os piores índices da doença. Nos últimos quatro anos, a taxa de infecção dobrou, e cabe destacar que a doença acomete mais homens, nas pessoas acima dos 50 anos, mulheres têm crescido esses índices também”, destaca a médica. 

De acordo com Ikeda, a vigilância precisa ser constante para com as pessoas que carregam o vírus, bem como é dever do município investir em ações para combater o avanço da doença. 

“Precisamos de atenção com os direitos dessas pessoas, nós cuidamos delas, esta é uma doença grave, por isso temos o compromisso de controlar o vírus em Viamão para que deixe de ser um problema de saúde pública”, diz Letícia Ikeda. 

O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/AIDS e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.