A Câmara Municipal de Viamão – CMV realizou sessão solene, nesta terça-feira (12), em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a fim de conferir o Prêmio Zumbi dos Palmares a personalidades afrodescendentes que atuam em prol da valorização e do desenvolvimento da comunidade negra. A Comissão Organizadora da CMV no evento é composta pela vereadora Fátima Maria – PT e pelos vereadores William Pereira – Podemos e Markinhos da Estalagem – AGIR. Também esteve presente na condução dos trabalhos da sessão solene, a presidente do Conselho Municipal para Igualdade Racial do Município de Viamão – CMPIR, Jussara Conceição.

Foram homenageadas pessoas de diversas áreas de atuação, nos âmbitos cultural, social, político, esportivo, religioso e econômico, entre outros, conforme estabelece a Resolução 21/2008. Os representantes do Conselho Municipal para Igualdade Racial do Município de Viamão – CMPIR consideraram, como critérios de escolha para conferir o prêmio, os serviços prestados à comunidade afrodescendente ou trabalho de relevância social na comunidade. Para a premiação, também é preciso ter as atividades reconhecidas pelo município e pela comunidade, além de reconhecer-se enquanto afrodescendente.

Em sua manifestação, a vereadora Fátima Maria enalteceu a importância da consolidação de instrumentos formais como o CMPIR, que dá voz ao povo negro e promove o diálogo crescente para a valorização da cultura negra. “Precisamos continuar fortes com as pautas antirracistas, de maneira a fomentar o diálogo sobre o tema e combater o racismo estrutural”, pontua a parlamentar.

Também pertencente à Comissão Organizadora, o vereador Markinhos da Estalagem reiterou o compromisso da Casa Legislativa em promover o debate sobre os temas relacionados à periferia, aos negros, aos movimentos carnavalescos e às religiões de matriz africana, para que tenham, cada vez mais, voz na expressão de seus anseios. “Temos que combater o racismo, algo ainda muito presente na nossa sociedade. Que esta data seja, além de uma homenagem, uma oportunidade de reflexão sobre o tema”, fala o vereador.

Por fim, o vereador William Pereira enfatizou a necessidade crescente de ações de valorização à comunidade negra, com a construção coletiva de políticas públicas na defesa do povo negro.

CMPIR – O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial é o órgão público que tem a incumbência de desenvolver estudos, propor medidas e políticas voltadas para a comunidade afrodescendente, com o objetivo de eliminar as discriminações que atingem a sua integração plena na vida socioeconômica, política e cultural. O CMPIR é vinculado à Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social – SMCAS.

Confira, abaixo, os homenageados com o Prêmio Zumbi dos Palmares:

Luciana Raldi: homenageada indicada pela vereador Kiko. É formada em Magistério, graduada em Educação do Campo de Ciências da Natureza pela UFRGS e mestranda em Ciências da Educação. Ativista do movimento das mulheres e agroecologista. Atua na coordenação do Mãos que Criam e é secretária de formação do Fórum de Promoção da Igualdade Racial de Viamão. Também faz parte da Comissão de organização de Multifeira de Economia Solidária do IF/Viamão, do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Viamão. Representante do Artesanato, atuante no CNPq – UFRGS – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico / SEMEIA, no projeto de extensão Contraponto UFRGS – costurar paisagens e no Avessol – Rede Ideia.

Denise de Oliveira Guedes: homenageada indicada pela Prefeitura. Secretária de Esporte e Lazer de Viamão.

Valdines Conceição de Abreu Silva: homenageada indicada pelo Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Matriz Africana – FOSAMPOTMA. Formada em magistério, é Yalorixá atuante na comunidade da vila Santo Onofre.

Rosemeri da Silva Ignácio: homenageada indicada pela Associação Ubuntu Ukama. Rosemeri tem 57 anos de idade, é mãe, avó, artesã, costureira profissional, batuqueira e líder comunitária na comunidade do Bura Resistência, localizado no Buraco Quente. A homenageada luta por uma comunidade melhor para as crianças e adolescentes com educação, lazer e respeito. É proprietária do Ateliê de Costura, onde realiza confecções sob medida, incluindo roupas de religião, reformas, sublimação e crochê. Realiza distribuição de roupas com o seu brechó comunitário e disponibiliza uma biblioteca comunitária.

Fátima Maria: homenageada indicada pelo Coletivo Teremos Vez. Vereadora na Câmara Municipal de Viamão, na Legislatura 2021 – 2024, com o Mandato Coletivo Teremos Vez. Mulher, negra, mãe de dois filhos, avó e moradora da Santa Isabel, há mais de 50 anos iniciou seu trabalho legislativo na assessoria da bancada do PT na Câmara Municipal de Viamão em 1997. Após dois anos, a convite de Deputada Federal Maria do Rosário, passou a compor sua equipe na Assembleia Legislativa do Estado. No governo Tarso Genro, fez parte da construção da primeira Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado, ao lado de Márcia Santana. Nestes 40 anos de filiação partidária, ocupou por dois mandatos a Secretaria Nacional de Mulheres e foi a primeira Secretária Estadual de Mulheres negra do PT. Como vereadora, Fátima estabeleceu o objetivo de continuar sua luta contra o racismo, pelo fim da intolerância religiosa, pela valorização da cultura viamonense, pela escola pública de qualidade e pela ascensão das mulheres nos espaços de poder.

Rita de Cássia Delfino: homenageada indicada pela Secretaria Municipal de Educação. Referência da Secretaria Municipal de Educação para os programas da Saúde e Assistência Social dentro das Escolas. Professora da rede pública municipal de Viamão desde 2010. Licenciada em Pedagogia Plena pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Pinhais, Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional – Pós Graduação “Lato-Sensu”. Especializações em andamento: Atendimento Educacional Especializado com Ênfase em Educação Especial Inclusiva e Gestão Escolar com Ênfase em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar.
Participa como Conselheira representando Governo dos Conselhos: COMDIM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), COMPOD (Conselho Municipal sobre Política Pública sobre drogas) e CMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial). GTM pela Educação dentro do Criança Feliz/PIM e GTM pela Educação dentro do PSE (Programa Saúde na Escola). Mãe de 3 anjos e da linda menina Ysadora. Filha de Alzira Amaral e Manoel Delfino (in memorian).

José Rodrigo Chaves de Souza: homenageado indicado pelo Sindicato dos Municipários de Viamão – SIMVIA. Vice-Diretor da Escola Santa Isabel, mais conhecida como “Escola da Bica” de Viamão. Professor da rede pública estadual desde 2012, Licenciado e Bacharel em História pela UFRGS. Especialista em Educação, Cultura e Diversidade e em Gestão Escolar pela UERGS. Mestrando em Ensino de História na UFRGS. Pai do Luís Henrique e avô do Pedro Henrique e do Anthony Luís. Professor dedicado ao desenvolvimento do processo educacional, seja no currículo ou na gestão.

Jéferson Luis Rodrigues Cardoso: homenageado indicado pelo Instituto Raios de sol.
Químico licenciado pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Formado em Ciências Biológicas pela Sociedade Educacional Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Pós-Graduado em Banco de sangue e hematologia clínica pelo Instituto Facuminas. Atualmente cursa Biomedicina também na Uniasselvi. Técnico Químico formado pela escola Dom Feliciano.

Maura Andrade da Rocha: homenageada indicada pela entidade Mãos que Criam.

Karla Renée: homenageada indicada pelo movimento Diálogos de Resistência. Educadora, militante e sindicalista.

Marcelo Ferreira da Silva: homenageado indicado pelo vereador Eraldo Roggia. Nasceu em Viamão e é morador da cidade, conhecido como Pai Marcelo Sango. Tem um centro africano de religião há 30 anos, sendo conhecido pelas ações sociais que desenvolve na comunidade.

Sandra Regina da Silva: homenageada indicada pelo vereador William Pereira. Destaca-se por seu trabalho incansável em prol da promoção da igualdade racial, da valorização da cultura negra e da luta pelos direitos da população afrodescendente. A homenageada demonstra firme compromisso na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, impactando positivamente na vida de muitas pessoas e comunidades.

Carla Pires: homenageada indicada pela vereadora Fátima Maria. Professora, coreógrafa, diretora e dançarina, que desempenha um trabalho de extrema importância no Centro de Cultura Brazil Estrangeiro para resgatar a memória da cultura afro-brasileira em Viamão.

Washington Luiz Azevedo da Rocha: homenageado indicado pelo vereador Dilamar de Jesus.
Líder religioso de Viamão e Presidente da Associação Africanista e Umbandista de Viamão. Ao longo de sua trajetória como líder religioso, o homenageado destaca-se em vários aspectos, e tem seu terreiro localizado no bairro Viamópolis, onde também está sua família. Realiza inúmeros atos de caridade, mantendo, às segundas-feiras, atendimentos com passe e consulta gratuita, com o desenvolvimento de trabalhos espirituais para dependentes químicos e saúde.
Na Associação Africanista, realiza trabalho junto ao Poder Público Municipal, Estadual e Federal, buscando reconhecimento para o Povo de Terreiro de Viamão. Atualmente, trabalha como assessor do vereador Dilamar de Jesus. Destaca a elaboração de cinco leis que beneficiam o Povo de Terreiro de Viamão, como o Dia de Oxum, no qual Viamão tornou-se cidade de Oxum.

Jerusa Bueno Nunes – homenageada pelo vereador William Pereira. Presidente do Quilombo dos Botinhas, que desenvolve relevante trabalho social na comunidade do Capão da Porteira.