As Comissões Parlamentares de Inquérito – CPIs que investigam possíveis irregularidades nos contratos de terceirização dos serviços de saúde do município de Viamão, em relação às empresas Mahatma Gandhi e Health Solutions, reuniram-se na tarde desta quinta-feira (7), na Câmara Municipal de Viamão – CMV, e trataram sobre o início das visitas às Unidades Básicas de Saúde – UBSs e outras diligências.

O vereador Evandro Rodrigues – DEM, relator das duas Comissões, informou, juntamente à vereadora Belamar Pinheiro –MDB, que visitou a UBS da Vila Elza para observações e coleta de dados que ofereçam subsídios às averiguações necessárias sobre o trabalho desenvolvido. O vereador Márcio Katofa – PSB relatou a sua visita às UBSs de Águas Claras e Capão da Porteira, onde observou a dinâmica de trabalho e coletou dados para a formulação de relatório acerca dos serviços de saúde ofertados.

“São 18 postos de saúde na cidade e até o momento foram realizadas visitas a três das Unidades Básicas de Saúde. Temos um extenso trabalho a realizar, com o objetivo de obter as informações necessárias ao andamento de nossos trabalhos e diligências”, fala o presidente das Comissões, vereador Armando Azambuja – PSDB.

OITIVAS – O vereador Evandro Rodrigues comunicou que o cronograma para realização de oitivas com membros da Comissão de Fiscalização dos contratos da empresa Mahatma Gandhi já está sendo formulado e a previsão é de que aconteça no próximo dia 21 de maio. “Queremos solicitar ao Poder Executivo que os membros fiscalizadores destes contratos sejam convocados, para que possamos elucidar algumas questões que embasarão melhor o nosso entendimento sobre as investigações”, diz o vereador Evandro.

HEALTH SOLUTIONS – De acordo com o presidente da CPI, vereador Armando Azambuja, a Comissão ainda aguarda alguns documentos solicitados ao Poder Executivo para que outras diligências possam ser estabelecidas para o desenvolvimento das investigações.

Além disso, o relator Evandro Rodrigues pondera que é preciso uma criteriosa análise sobre a empresa, principalmente pelas queixas frequentes de cidadãos que ligam para a central de atendimento telefônico para marcação de consultas. “A comunidade nos traz relatos de que muitas vezes não consegue atendimento, não obtém retorno de ligações e não consegue efetivamente marcar consulta quando necessário. Essa CPI também vai apurar esta situação, pois nosso intuito é contribuir para que a população possa usufruir de um serviço de saúde de mais qualidade”, afirma o parlamentar.

As reuniões contam com a assessoria do Departamento Jurídico da CMV.

Componentes da CPI que investiga Mahatma Gandhi:

Armando Azambuja (PSDB) – Presidente

Evandro Rodrigues (DEM) – Relator

Joãozinho da Saúde (MDB)

André Gutierres (Progressistas)

Victor Braga – PTB

Belamar Pinheiro – MDB

Dieguinho Santos – PSD

Componentes da CPI que investiga Health Solutions:

Armando Azambuja (PSDB) – Presidente

Evandro Rodrigues (DEM) – Relator

Marcio Katofa (PSB)

Belamar Pinheiro (MDB)

Victor Braga (PTB)

Adão Pretto (PT)

Eraldo Roggia (PTB)