O presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, Luís Armando Corrêa Azambuja – PSDB, promulgou a lei ordinária 5129/2021, de autoria da vereadora Fátima Maria – PT (Mandato Coletivo), que institui o Dia Municipal da Dança Afro-Brasileira, a ser celebrado em 18 de agosto, incluindo-o no calendário de datas comemorativas do município de Viamão. O projeto de lei 107/2021, que originou a referida lei, foi aprovado em novembro deste ano no plenário Tapir Rocha.

De acordo com a vereadora Fátima, a lei foi elaborada para mostrar as formas de lutas e resistências expressadas na dança afro-brasileira, um dos vários símbolos do movimento negro no Brasil.

A parlamentar afirma que um dos objetivos da proposição é homenagear a artista Mercedes Baptista, representante da dança afro-brasileira que enfrentou muitos preconceitos existentes em relação a bailarinos negros no país e que, após uma temporada de estudos da dança negra nos Estados Unidos, retornou ao Brasil e criou seu próprio grupo de dança.
“A artista Mercedes Baptista escolheu a dança afro-brasileira como seu instrumento de trabalho e a dança dos candomblés brasileiros como seu tema de estudo para espetáculos futuros, entrando para a história como referência negra na dança”, explica Fátima.