Em decorrência dos fenômenos climáticos intensos que afetaram o estado do Rio Grande do Sul nos últimos meses, a dengue tem ganhado força nos municípios, causando infecções cada vez mais numerosas e em alguns casos, levando à morte.
Atualmente, o Rio Grande do Sul registra 3.193 casos confirmados da doença, com três óbitos no estado e 75 em todo o Brasil.
No dia 29 de janeiro, foi registrado o primeiro caso de dengue no município de Viamão. Até o momento são contabilizados dois casos confirmados e 37 notificações.
A Prefeitura Municipal, junto à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem realizado ações de pulverização em diversas comunidades da cidade a fim de controlar a infestação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
A população deve ficar atenta às recomendações de prevenção à proliferação do mosquito, realizando alguns cuidados básicos e cotidianos, tais como:
Realizar a limpeza de calhas, ralos, bandejas e recipientes com água; tratar piscinas e fontes com produtos químicos específicos; guardar, em locais cobertos, objetos como pneus; armazenar garrafas vazias com a boca para baixo; virar baldes com a boca para baixo.
Essas ações contribuem para eliminar os criadouros, sendo necessária uma ação rotineira nesses determinados locais que podem acumular água. Lembrando que o repelente também pode ser usado como estratégia de proteção individual contra o mosquito.