O projeto de lei 31/2019, de autoria do vereador Joãozinho da Saúde – MDB, que institui o Dia de Conscientização ao Tratamento da Fibromialgia, a ser celebrado anualmente em 12 de maio, foi aprovado na sessão desta quinta-feira (23), na Câmara Municipal de Viamão – CMV.
De acordo com a proposição, a data passa a fazer parte do calendário oficial da cidade, e o Poder Executivo, através da Secretaria Municipal da Saúde, promoverá um cronograma de ações voltadas para o combate e a prevenção da Fibromialgia. O objetivo é fornecer informações sobre os sintomas e possíveis tratamentos por meio de informativos, palestras, folders, banners explicativos e meios similares de divulgação nas unidades de saúde do município.
“É preciso haver o debate e a troca de experiências entre pacientes, profissionais e a sociedade em geral sobre esta doença. Uma boa compreensão sobre a Fibromialgia diminuirá o sofrimento de grande parte da população de nosso município que tem sua dor desconsiderada”, expõe o vereador Joãozinho da Saúde.
FIBROMIALGIA – A Fibromialgia foi classificada pela Organização Mundial da Saúde em 1990 com o código M79.0 e reconhecida, em 1992, como uma doença reumática. É uma doença grave e silenciosa que acomete milhões de pessoas, independente da faixa etária, em todo o Brasil, acometendo os pacientes com dores contínuas e intensas por todo o corpo.