A Câmara Municipal de Viamão – CMV realizou na tarde desta terça-feira (7) a primeira sessão plenária remota, em caráter experimental, que contou com a participação do diretor executivo do Hospital de Viamão, Leandro Gomes dos Santos, e do assessor da Direção do Hospital, Geison Farias, que foram recebidos na Casa Legislativa pelo presidente da CMV, Dilamar de Jesus – PSB. O diretor e o assessor puderam se comunicar com os vereadores através da plataforma eleita pelo setor de Tecnologia da Informação para as Reuniões Ordinárias.
DIFICULDADES NO HOSPITAL VIAMÃO – O diretor executivo, Leandro dos Santos, apresentou o Ofício 442/2020 para a CMV, onde expõe a difícil situação enfrentada pela Fundação Universitária de Cardiologia – Hospital Viamão em relação à aquisição de medicamentos para o tratamento de pacientes internados em Centro de Terapia Intensiva – CTI e fármacos para anestesia geral (anestésicos, relaxantes musculares, hipnóticos, vasopressor, entre outros) e que estão sendo comercializados com preço muito acima do praticado em março deste ano.
“Houve, também, um aumento significativo com a folha de pagamento de funcionários, pois entre afastamentos de pessoal do grupo de risco, horas extras e/ou contratações para suprir a demanda da instituição, houve um aumento de custos que vai além das nossas projeções. Somos cientes de nossa responsabilidade em relação à prestação de serviços em saúde neste momento tão delicado e, para isto, buscamos apoio financeiro para que possamos manter a situação estável e prestar um atendimento digno à nossa população”, diz o diretor executivo do Hospital Viamão, Leandro dos Santos.
O presidente da CMV, Dilamar de Jesus, reiterou o comprometimento do Legislativo viamonense em auxiliar o Hospital neste momento de pandemia. “Buscamos discutir e viabilizar tudo o que possa beneficiar a saúde de nossa cidade. Já estamos procedendo à devolução de verba para a Prefeitura no intuito de que sejam recursos utilizados para a adequada preparação do sistema de saúde aos viamonenses. Continuaremos trabalhando conjuntamente para que possamos colaborar ainda mais com avanços na saúde do município”, fala o presidente Dilamar de Jesus.
Nesta primeira sessão plenária remota, em caráter experimental, foram realizados os testes necessários, onde cada vereador conectou-se do local de onde normalmente estará durante as sessões, permitindo a observação sobre a estabilidade da plataforma utilizada para a Reunião virtual.
A partir das 16h da quinta-feira (9), as sessões plenárias virtuais serão transmitidas ao vivo pela TV Câmara Viamão diretamente no site do Legislativo viamonense, no link https://camaraviamao.rs.gov.br/tv/ e também no Facebook em https://www.facebook.com/camaradeviamao/live/.