A Câmara aprovou, nesta sexta-feira (28), em sessão extraordinária, o projeto de lei 10/2022 que denomina de Odete Barcelos Bernardes, a Escola Municipal de Educação Infantil, em Itapuã. A futura escola está sendo construída na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, na localidade de Itapuã.

De acordo com o projeto, a finalidade é homenagear Odete Barcelos Bernardes que foi moradora de Itapuã, sendo de família tradicional da região.

HISTÓRICO DE ODETE BARCELOS

Odete era uma pessoa simples, amiga de todos e sempre preocupada em ajudar o próximo como pudesse. Tinha, entretanto, uma especial preocupação com as crianças. Em sua casa elas sempre estavam presentes, fossem filhas de vizinhos, ou até mesmo desconhecidas, que por lá apareciam por saberem de sua bondade. Ela os alimentava, banhava, vestia, tratava seus machucados e , mais do que isso, ela os conquistava com seu afeto e cuidado. Se eram pequenos as brincadeiras incluíam revistas, recortes, colagens, músicas. Se estavam na escola Odete acompanhava as tarefas escolares, orientando-os no que podia.

Alguns que moravam longe da escola , em sua casa almoçavam, deixavam a bicicleta ou o cavalo que usavam para se deslocar.