A Prefeitura de Viamão divulgou que a cidade já apresenta um acumulado de 336mm de chuva nos últimos quatro dias, de acordo com dados da estação pluviométrica do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, localizada na Vila Augusta. As equipes de manutenção do município estão nos pontos mais críticos da cidade para atender a população prioritariamente em relação à limpeza, alimentação e saúde. A Defesa Civil, Guarda Municipal e EPTV também seguem atendendo dezenas de chamados da comunidade, com principal preocupação no Morro da Aparecida, segundo informa a Prefeitura.

Conforme divulgado pelo município, durante todo o dia de ontem foram realizados mais de 130 atendimentos pelas equipes da Assistência Social e Saúde, com a realocação de 12 pessoas para o CIE e 8 famílias para a ASCOMOVITA em Itapuã, considerando que a cheia do Lago Guaíba já está desalojando algumas famílias na região, situação que pode piorar nos próximos dias.

SUSPENSÃO DE AULAS – Em decorrência da continuidade das chuvas e da situação calamitosa que se apresenta no RS, a Prefeitura de Viamão estendeu para essa sexta-feira, dia 03, a suspensão das aulas do Ensino Fundamental e EJA. As escolas de Educação Infantil e as escolas que possuem Educação Infantil continuam abertas para receber as crianças cujos pais necessitem trabalhar e não contam com rede de apoio para deixá-las. A Prefeitura enfatiza que nenhuma criança terá prejuízo na frequência escolar.

SEGURANÇA – Até o início desta sexta-feira (3), o Rio Grande do Sul registrou 32 mortes e 74 desaparecidos em decorrência dos temporais que assolam o estado gaúcho desde a segunda-feira (29). As cheias atingem todo o território do RS, e a Defesa Civil do Estado orienta a população a ficar em segurança durante as chuvas, retirar eletroeletrônicos da tomada durante os temporais, e fechar bem portas e janelas. Além disso, recomenda que, ao ser surpreendida pelo tempo severo, a população busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou mesmo de carro.

Confira os telefones de contato e pontos de doações na cidade:

PARA RECEBER AUXÍLIO – LONAS, ROUPAS, ALIMENTOS
WhatsApp da Assistência Social – 51 99706-4607.

PARA RELATAR RISCO DE DESLIZAMENTO, ALAGAMENTO OU RISCO DE VIDA
Mande mensagem WhatsApp para a Defesa Civil, 51 99788.6527 ou ligue para os Bombeiros 193.

PARA FAZER DOAÇÕES – Água, alimentos não-perecíveis, material de higiene, colchão, roupa de cama, roupas (principalmente para crianças)

Complexo Ana Jobim – atendimento 24 horas – atrás da UPA Viamão, na parada 36, Av. Senador Salgado Filho, 2205.

Secretaria de Educação – até às 17hs – no Calçadão Tapir Rocha, 49 – Centro

Subprefeitura de Águas Claras – até às 17hs – na ERS 040. Km 27, parada 82, número 18919.