Na tarde desta quinta-feira (10), aconteceu reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana no âmbito da CMV, conduzida pela vereadora Fátima Maria – PT, no plenário Tapir Rocha. Estiveram presentes na reunião a co-vereadora do mandato coletivo Teremos Vez, Isabel Rodrigues; o coordenador do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana – FONSAM POTMA VIAMÃO, Baba Phil; o presidente da Associação Africanista e Umbandista de Viamão, Pai Washington de Oxalá; o representante da articulação política da FONSAM POTMA Viamão, Rodrigo Choco e os vereadores Rodrigo do Bar – Cidadania e Luisinho do Espigão – PSDB.

No próximo dia 13 de julho haverá o ato formal de instalação da referida Frente, que conta com a adesão de 11 vereadores. “Nós queremos garantir os direitos e a cidadania, de forma a combater o racismo e a discriminação sofrida pelos povos e comunidades tradicionais de matriz africana. Precisamos debater estes temas e combater a intolerância religiosa para garantir o respeito aos povos tradicionais”, fala a vereadora Fátima Maria.

Os 11 parlamentares que compõem a Frente Parlamentar são:

Fátima Maria – PT

Rodrigo Pox – PDT