Os vereadores da Câmara Municipal de Viamão – CMV aprovaram, na sessão ordinária desta quinta-feira (23), o projeto de resolução 28/2021, de autoria do vereador Thiago Gutierres – PSD, que cria a Frente Parlamentar em Defesa das Ciclovias, no âmbito da Câmara Municipal de Viamão – CMV. O objetivo da proposta é fomentar a discussão para construção de ciclovias no município, especialmente da Avenida Senador Salgado Filho.

O vereador Thiago Gutierres expõe, na justificativa da matéria, que Viamão possui uma frota total de 140.826 veículos, segundo dados de agosto de 2021 do Ministério da Infraestrutura. O parlamentar completa que as bicicletas ocupam, por sua vez, um percentual de 16 bicicletas para cada 100 pessoas, segundo pesquisa publicada pela revista Journal of Sustainable Urban Mobility, em março de 2021. “Dessa forma, é possível estimar que há cerca de 40 mil bicicletas em Viamão. Todavia, não há nenhuma ciclovia na cidade na qual as pessoas que optem por este meio de transporte possam se locomover”, pontua.

O vereador também enfatiza a necessidade de discutir sobre a possibilidade de construção de ciclovia na Avenida Senador Salgado Filho e que é de interesse da cidade e da população possibilitar a locomoção por meios menos poluentes e que sejam mais econômicos. “A Frente Parlamentar permitirá esta importante discussão, de maneira que, no futuro, poderá haver ciclovias desde o centro de Viamão até o centro de Porto Alegre”, fala.

COMPOSIÇÃO – A proposição determina que a Frente Parlamentar em Defesa das Ciclovias terá na sua composição um presidente, um secretário e demais líderes representantes da comunidade ciclista, que serão constituídos após a publicação da resolução. Até definição em contrário, a presidência e a secretaria serão exercidas pelo vereador autor do projeto de resolução.

O projeto também esclarece que a adesão de parlamentares à Frente Parlamentar acontecerá livremente mediante requisição formal ao presidente do grupo de trabalho.