O vereador Prof. Igor Bernardes – PL entregou nesta terça-feira (6), no plenário Tapir Rocha, na Câmara Municipal de Viamão – CMV, moção de reconhecimento ao gestor ambiental Éderson Gustavo de Souza Ferreira pelo desenvolvimento e participação no projeto Mãos Solidárias e aos Jovens do Centro da Juventude de Viamão, representados pelo diretor de Políticas para a Juventude do Rio Grande do Su, Álvaro Lottermann.

MÃOS SOLIDÁRIAS – O objetivo do projeto Mãos Solidárias é produzir sabão líquido com baixíssimo custo, para distribuição a pessoas de baixa renda. “Tínhamos que buscar respostas rápidas para os jovens que vivem em situação de vulnerabilidade, principalmente no período da pandemia. Só aqui em Viamão foram produzidos em torno de 600 litros e foram beneficiadas 1200 pessoas com a produção do sabão líquido”, explica Éderson Ferreira.

O gestor ambiental afirma que são reutilizados óleo de cozinha usado e garrafas PET, que são descartadas de forma incorreta no meio ambiente. “Nós fazemos a reutilização destes produtos, transformando e elaborando a logística reversa”, explica Éderson.

O vereador Igor Bernardes enfatiza a relevância do projeto Mãos Solidárias no período de pandemia. “Esta iniciativa contribuiu diretamente com o processo de higienização e prevenção à Covid-19”, fala o parlamentar.

Vereador Igor Bernardes parabeniza o gestor ambiental Éderson Ferreira pelo projeto Mãos Solidárias

Mãos Solidárias é uma iniciativa do Departamento de Políticas da Juventude do Estado e da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul – UERGS, tendo sido implementado junto ao Centro da Juventude de Viamão através do gestor ambiental Éderson Gustavo de Souza Ferreira. O projeto Mãos Solidárias foi indicado como um dos seis finalistas do Prêmio Super-Heróis para o Desenvolvimento – do Banco Internacional de Desenvolvimento – BID. O projeto também recebeu uma menção honrosa.

CENTRO DE JUVENTUDES – O Centro de Juventudes de Viamão faz parte do programa de Oportunidades e Direitos, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul, e tem o objetivo de combater a violência pela via da prevenção. “No Centro da Juventude temos atividades recreativas, culturais, esportivas, de cidadania e também de qualificação profissional para os jovens”, fala o diretor de Políticas para a Juventude do RS, Álvaro Lottermann.

Diretor de Políticas para a Juventude do RS recebe reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no combate à violência

De acordo com o diretor, o objetivo é prevenir que os jovens envolvam-se em situações de violência. “Temos, além de Viamão, mais cinco Centros da Juventude espalhados pela região metropolitana. É um trabalho que está dando muito certo e que queremos fortalecer cada vez mais”, enfatiza Álvaro Lottermann.