O vereador Sandro Elias (Preguinho) – União Brasil homenageou, na sessão ordinária desta quinta-feira (10), a Corporação da Guarda Municipal de Viamão, que prestou auxílio às pessoas afetadas pelas enchentes de maio de 2024, no Rio Grande do Sul, com profissionalismo e competência. Receberam diplomas de parabenização, na Câmara Municipal de Viamão – CMV, os guardas municipais Daniel Walber da Silva, Rogério Andrades Rosa, Gervásio dos Santos Rosa Junior e Valdecir Rodrigues Orguim. O representante da Corporação da Guarda Municipal, Comandante Castro, fez parte da composição da Mesa Diretora dos trabalhos.

“Os Guardas Municipais de Viamão ajudaram a salvar muitas vidas, não somente na nossa cidade, mas também em outros municípios, como Alvorada e Canoas. Precisamos, de forma crescente, gerar estímulos e incentivos para o melhoramento da estrutura da Guarda Municipal, beneficiando a população. Parabéns a toda a Corporação”, fala o vereador Preguinho.

O representante da Guarda Municipal, Comandante Castro, agradeceu a honraria e ressaltou o trabalho desenvolvido com uma equipe unida, presente e atuante no salvamento da população no período das enchentes de maio de 2024. “A Guarda Municipal de Viamão tem realizado um trabalho sensacional. Também prestamos apoio a Alvorada e Canoas e conseguimos ajudar a salvar vidas. Nossa ideia é evoluir cada vez mais. A Guarda Municipal está na iminência de operar com arma de fogo, uma ferramenta de trabalho para o nosso dia a dia e para a nossa atuação preventiva na cidade. Auxiliamos a segurança pública e desafogamos outros órgãos, contribuindo na diminuição dos índices de criminalidade”, enfatiza Castro.

Durante a homenagem, foi exibido um vídeo demonstrativo de algumas ações de salvamento durante as enchentes, exemplificando o modo de atuação da equipe da Guarda Municipal de Viamão na tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul. Também foi mencionada a lei municipal 5277/2022, de autoria do vereador Dilamar de Jesus – PSDB , que institui o dia 10 de outubro como o Dia da Guarda Municipal. A lei tem como intuito prestar homenagem aos profissionais responsáveis em zelar e proteger os bens públicos e principalmente civis, valorizando os Guardas Municipais, que têm a função de preservar o patrimônio do município, fiscalizando o comportamento e as atividades, regulando e mantendo a ordem pública, contendo crimes, contravenções, infrações de trânsito e protegendo os indivíduos.