Na noite da última segunda-feira (29), a Câmara Municipal de Viamão – CMV realizou, por iniciativa do vereador Luisinho do Espigão – PSDB, uma sessão solene para entrega de diploma de parabenização pelos 37 anos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Viamão. Também compuseram a Mesa Diretora dos trabalhos, o presidente da CMV, prof. Igor Bernardes – PL; o presidente da OAB – Subseção Viamão, Juliano Sampaio; a vice-presidente da OAB – Subseção Viamão, Renata Kerkhoff; e a vereadora e advogada Denise Guedes – PSDB.

“É uma honra estar aqui, como 1º vice-presidente da Mesa Diretora desta Casa, prestando esta homenagem a todos os advogados de Viamão, que lutam em defesa dos direitos da população. Temos que valorizar este importante trabalho”, falou o vereador Luisinho.

O presidente da OAB – Subseção Viamão, Juliano Sampaio, agradeceu o reconhecimento pelos 37 anos de criação e instalação da OAB – Subseção de Viamão, celebrados em julho passado. “É uma honra não somente para a entidade, mas especialmente aos aproximadamente 800 advogados inscritos na nossa Subseção. A OAB é composta por um sistema alicerçado em três colunas: institucional, assistencial e educacional. Buscamos a valorização dos advogados de Viamão, o seu reconhecimento na comunidade e a proteção de suas prerrogativas para que possam exercer sua atividade profissional com liberdade e segurança”, destacou.

A ex-presidente da OAB – Subseção Viamão, que atuou no período de 1996 a 2004, Jussara Tereza Osorio da Rocha, rememorou a instalação da entidade. “Há 37 anos, houve o ato que marcou a instalação da Subseção, momento marcante e inesquecível. Tenho muito orgulho da advocacia, pois nos autoriza não só a buscar o nosso direito, mas também o do outro”, considerou.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, enviou, através de vídeo veiculado no plenário Tapir Rocha, um pronunciamento sobre a celebração. “Parabenizo a Subseção de Viamão pelos 37 anos de instalação e também por esta comemoração acontecer no ano em que a OAB/RS completa os seus 90 anos. Parabéns pelo trabalho e por esta combativa e qualificada advocacia que orgulha a OAB do Rio Grande do Sul”, disse.

Durante a sessão solene, os presidentes e representantes das Comissões da Jovem Advocacia; do Direito Agrário e do Agronegócio; da Mulher Advogada; da Seguridade Social; do Estatuto da Criança e do Adolescente; e do Direito de Família e Sucessões apresentaram os trabalhos realizados e a função de cada uma no aperfeiçoamento da advocacia viamonense.

“Todas as Comissões objetivam dar protagonismo aos profissionais da nossa cidade, além de arregimentar advogados que atuem nas respectivas áreas e busquem qualificação e compartilhamento de informações”, explicou o presidente da OAB – Subseção Viamão, Juliano Sampaio.

O presidente da CMV, prof. Igor Bernardes – PL, também explanou a relevância do trabalho da advocacia na defesa dos direitos e da garantia da liberdade. “Em uma cidade como Viamão, que tem uma população carente, essa responsabilidade é ainda maior. O Poder Legislativo caminha ao lado do Direito. Que possamos, com a ajuda dos advogados, cada vez mais produzir políticas públicas que tenham maior alcance e efetividade, possibilitando a entrega de mais resultados e o desenvolvimento de nosso município”, falou.