Na sessão plenária desta terça-feira (5), o vereador e líder de governo, Armando Azambuja – PSDB, anunciou a construção de um Hospital Regional de alta e média complexidade em Viamão, com capacidade de até 600 leitos. O Hospital será construído no terreno cedido pela prefeitura, comprado no ano de 2021, atrás do atual Instituto de Cardiologia de Viamão.  

O referido anúncio foi feito pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e prevê que a iniciativa será viabilizada por meio de parceria público-privada (PPP). o projeto será estruturado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), e a estimativa é de que as obras iniciem em 2025.

“Atendendo uma reivindicação da comunidade viamonense, o governador Eduardo Leite, através de um alinhamento com o Poder Executivo do município, deve vir à cidade nos próximos dias assinar o contrato com o BIRD, para a construção de um hospital regional, com capacidade de 600 leitos. A nossa cidade entrará com a área e o projeto. A área destinada fica localizada atrás do atual hospital, que já havia sido comprada no ano de 2021, através  de uma lei que destinou cerca de R$ 4 milhões para a posse desta área”, disse o parlamentar. 

Armando Azambuja enfatizou que não existem perspectivas para o encerramento dos trabalhos do atual hospital de Viamão, e que o novo hospital deve vir para auxiliar nos atendimentos e na melhor de qualidade dos serviços prestados à população. 

“A intenção não é fechar o hospital atual, e sim, construir um novo para que este auxilie nos atendimentos de alta e média complexidade. O hospital será construído em até 18 meses. Nossa expectativa é de que este hospital possa ser entregue o mais breve possível para a comunidade”, concluiu.