Na tribuna popular desta terça-feira (2), Huli Zang, um dos fundadores da Cooperativa dos Produtores Orgânicos de Reforma Agrária de Viamão – COPERAV, utilizou o espaço para falar sobre a importância da Cooperativa no município de Viamão. 

A COPERAV é uma organização de agricultores e agricultoras assentadas da reforma agrária do Assentamento Filhos de Sepé, o maior do Rio Grande do Sul, que há 22 anos, produz, industrializa e comercializa alimentos agroecológicos. Huli iniciou sua fala, convidando a todos para uma reflexão acerca da notoriedade do cooperativismo em Viamão.

“Venho aqui, neste espaço importante do município, trazer algumas reflexões em relação ao cooperativismo e ao associativismo em Viamão. Além disso, também trago um convite, para que possamos olhar para a importância desses dois movimentos em nossa cidade. O cooperativismo atua em diversas frentes e, por vezes, nem sabemos tudo o que ele realmente representa”, disse.

Na sequência, o tecnólogo realizou a leitura de uma carta compromisso, elaborada pelas nove entidades que fazem parte do movimento no município. 

“Em Viamão, as cooperativas produzem e movimentam cerca de 780 milhões em negócios. Congregam 145.849 cooperados, gerando 209 mil empregos diretos. As duas cooperativas de crédito investem, anualmente, em 130 projetos do fundo de desenvolvimento social, beneficiando escolas e entidades beneficentes. Enquanto um modelo societário, isonômico e integrativo, o cooperativismo tem forte preocupação com o desenvolvimento econômico, social e sustentável nas comunidades onde atua. É indiscutível e reconhecível, que onde as cooperativas estão presentes, o IDH é melhor, reforçando a importância dessas instituições para a sustentabilidade local. Entregamos esta carta de maneira simbólica, e agradecemos a oportunidade. Que possamos aproveitar as ferramentas e leis que já temos, e que sejam cumpridas e instituídas pela municipalidade”, enfatizou.

Por fim, Huli Zang falou sobre o evento beneficente que acontecerá neste sábado (6), das 10h às 15h, na Praça da Igreja Matriz, em alusão ao Dia Municipal do Cooperativismo. Serão realizadas diversas atividades, havendo um almoço a custo de R$ 15, com valor revertido para a entidade Águias do Asfalto, associação de voluntários de resgate rodoviário.