O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE realizou na manhã desta quinta-feira (17), na Câmara Municipal de Viamão – CMV, o evento de lançamento dos resultados do Teste de Homologação do Censo 2022, desenvolvido com 3623 pessoas que foram recenseadas no Jardim Estalagem, em Viamão. A Mesa Diretora foi composta pelo chefe da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Sul, José Renato Braga de Almeida; pelo prefeito de Viamão, Valdir Bonatto – PSDB; pelo presidente da CMV, Prof. Igor Bernardes – PL; e pelo coordenador operacional do Censo 2022 no RS, Luís Eduardo Azevedo Puchalski. Os vereadores Markinhos da Estalagem – PSB e William Pereira – PTB também estiveram presentes no plenário Tapir Rocha.
Em novembro do ano passado, agentes do IBGE foram a todos os domicílios da localidade para aperfeiçoar a operação do Censo Demográfico, que começará em agosto de 2022. Foram avaliados os equipamentos, sistemas de coleta, questionários, o processo de capacitação, a captura das coordenadas de GPS e a abordagem à população em contextos regionais.
O teste deu início à estratégia de mobilização da sociedade para responder ao Censo, que visitará os mais de 70 milhões de domicílios brasileiros a partir de 1º de agosto. Esta é a primeira vez que o IBGE organiza um teste dessa proporção para o Censo e divulga seus resultados em caráter experimental, com o objetivo de verificar a necessidade de melhorias técnicas e metodológicas a serem implementadas na operação definitiva. O teste aconteceu em 27 localidades dos 26 estados e do Distrito Federal.
O teste em Viamão envolveu 15 profissionais do IBGE, além de 36 servidores que atuaram como observadores para levar a experiência a outros locais do Rio Grande do Sul e de todo o país. “Os profissionais que se envolveram tiveram toda uma capacitação prática em campo que eles não teriam se não fosse esse teste. Certamente saíram mais preparados”, diz o coordenador operacional do Censo 2022 no RS, Luís Eduardo Azevedo Puchalski.
Ele completa que o teste funcionou perfeitamente dentro do que estava previsto, que era testar equipamentos e verificar se os aplicativos estavam funcionando. “Nós testamos, também, a pesquisa pós-enumeração, que é de checagem de qualidade. A gente volta a aproximadamente 1% dos setores e refaz a coleta com outro recenseador e depois, por uma análise de similaridade e discordância dos questionários, vemos a qualidade da cobertura”, relata Puchalski.
O prefeito Valdir Bonatto avalia que o IBGE inova as suas ações em decorrência das tecnologias digitais que estão à disposição. “As informações georreferenciadas são importantes e possibilitam que façamos um planejamento mais assertivo quanto aos investimentos públicos”, diz.
O presidente da CMV, Prof. Igor Bernardes, também se manifestou e disse que o trabalho do IBGE contribui de maneira significativa para a qualificação crescente do trabalho dos vereadores. “O trabalho realizado pelo IBGE possibilita um diagnóstico claro sobre a realidade na qual vivemos, contribuindo para que tenhamos uma produção legislativa mais qualificada. Esta Casa está sempre de portas abertas para colaborar com o IBGE”, enfatiza o presidente.
DADOS DO TESTE EM VIAMÃO – O levantamento apontou que o Jardim Estalagem tem 3623 moradores, vivendo em 1277 domicílios. A maioria dos habitantes da localidade é mulher. Segundo o teste, são 1880 mulheres (51,9%) e 1743 homens (48,1 %). A população idosa (acima dos 60 anos) é composta por 519 pessoas (14,3%). Puchalski ressalta que o levantamento é uma pesquisa experimental e sem caráter de estatística oficial, já que é difícil fazer qualquer análise sobre a população tendo só essa porção do território para analisar.
O IBGE testou, em Viamão, o modelo misto de coleta, no qual moradores puderam responder presencialmente, por telefone ou internet. “Este modelo será adotado no Censo 2022. Na grande maioria dos domicílios, o questionário foi aplicado presencialmente (97%), enquanto 2,7% responderam pela internet e 0,3% por telefone”, afirma o coordenador operacional do Censo 2022 no RS.