Na manhã desta quarta-feira (1), o coordenador de Área do Censo Demográfico de Viamão, Antonio Carlos da Matta Peixoto Vieira, realizou Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPACs) para exposição da Etapa de Avaliação do Mapeamento dos Aglomerados Subnormais do IBGE – Censo Demográfico 2022 do município de Viamão.

Os aglomerados Subnormais definem-se enquanto uma forma de ocupação irregular de terrenos de propriedade alheia (públicos ou privados) para fins de habitação em áreas urbanas e, em geral, caracterizados por um padrão urbanístico irregular, carência de serviços públicos essenciais e localização em áreas restritas à ocupação. De acordo com o IBGE, foram classificados, em Viamão, 46 aglomerados subnormais, sendo nove setorizados e 37 não setorizados, conforme dados de 2022, utilizados na operação censitária.

A partir de formulário eletrônico por município, buscou-se consultar a nomenclatura utilizada na cidade para entender como a prefeitura e a comunidade se referem às áreas denominadas de aglomerados subnormais. O coordenador de Área do Censo Demográfico disse, ainda, que houve consulta quanto à base de dados de ruas e endereços. Segundo Antonio Vieira, para o Censo foram realizadas três reuniões com a comunidade a fim de dirimir dúvidas, efetuar coleta de dados, acompanhar e divulgar o trabalho.

O coordenador afirmou que as REPACs têm um papel decisivo na operação censitária. “Para além das parcerias destinadas à obtenção de apoio à operação, como espaços para postos de coleta, locais de treinamento e divulgação, as REPACs são um recurso para a disseminação dos resultados e legitimação da operação junto à sociedade civil”, disse.

POPULAÇÃO DE VIAMÃO – Na segunda etapa de sua apresentação, Antonio Vieira expôs que o índice de envelhecimento chegou a 64,74 em Viamão, no Censo de 2022. O resultado significa que havia 64,74 idosos de 65 anos ou mais para cada grupo de 100 crianças e jovens de 0 a 14 anos. O Rio Grande do Sul também registrou o maior índice de envelhecimento do país. A medida foi de 80,35 em 2022. Isso significa que havia mais de 80 idosos de 65 anos ou mais para cada 100 crianças e jovens de 0 a 14 anos.

A idade mediana na cidade foi de 36 anos, e a razão de sexo foi de 91,79, sendo que residem 107.257 homens e 116.855 mulheres em Viamão. Sobre a população residente de 0 a 14 anos de idade, foram identificadas 43.426. Já a população residente de 65 anos ou mais foi de 28.114 na cidade. A população total de Viamão, em relação aos dados do Censo de 2022, é de 224.112.

“Estes dados possibilitam o desenvolvimento de políticas públicas no município, com impacto na saúde e na educação, por exemplo”, finaliza o coordenador de Área do Censo Demográfico.