Na manhã deste sábado (16), o presidente da Câmara Municiapal de Viamão – CMV, vereador Luís Armando Azambuja – PSDB, juntamente com os vereadores Sandro Elias (Preguinho) – DEM, Eraldo Roggia – PTB e Igor Bernardes – PL, entre outras autoridades, acompanharam o prefeito, professor Valdir Bonatto – PSDB e o vice-prefeito, engenheiro Nilton Magalhães, nas inaugurações dos três novos Polos do Gabinete Integrado para o Cuidado com as Pessoas – GIP, realizado nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Luciana de Abreu, na Augusta, Humberto de Campos, na Sepé Tiarajú e Viamar, no Jardim Viamar.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Armando, esses polos, receberão a partir de agora os profissionais de apoio às famílias, num ambiente especialmente preparado, o que representa um suporte na retomada do convívio e a superação das dificuldades impostas pela pandemia, traduzindo um novo tempo para Viamão e para a Educação, através da rede escolar, que nesta primeira fase, já foi implementado em oito polos, com objetivo de levar atendimento com corpo clínico e pedagógico (psicólogo, fonoaudiólogo, professor de educação especial, assistente social, assistente educacional e monitor de educação especial), com foco no atendimento psicológico aos alunos com parecer pedagógico; suporte às famílias em situação de maior vulnerabilidade; desenvolvimento de projetos de assistência voltados para as crianças, adolescentes, jovens e adultos que se encontram em situação de risco; tratamento fonoaudiológico às crianças com problemas de linguagem, audição, fala, fluência, articulação, deglutição, mastigação e respiração); e, oficinas potencializadoras de aprendizagem. “Mais do que um projeto, um conjunto de ações de governo que possibilitarão um ambiente de retomada das vidas e de cuidados com as pessoas, no período mais sensível e necessário à sociedade”, enfatizou o vereador Armando.

A partir de agora, são oito as escolas-polo do GIP, e estão localizadas junto às Escolas Municipais Araçá, Farroupilha, Monte Alegre, Alberto Pasqualini, Diogo de Souza, Luciana de Abreu, Humberto de Campos e Viamar, que atenderão as outras escolas e comunidades de suas respectivas regiões.

Além destas, a EMEF Apolinário Alves em Águas Claras, e a região de Itapuã já estão destinadas e preparadas para serem novos polos. Com isso, a gestão do prefeito Bonatto, vai criar um total de 10 pontos do GIP na Escola.

No evento também teve início das entregas de 1.500 notebooks, destinados a cada um dos professores da Rede Municipal.