Com o intuito de contribuir na diminuição dos índices de evasão escolar, o vereador Rodrigo Pox – PDT protocolou, na Câmara Municipal de Viamão – CMV, a indicação nº 50/2022, que sugere a instituição da política municipal de prevenção ao abandono e à evasão escolar, além de estabelecer conceitos, princípios e diretrizes para o alcance destes objetivos.

“Considerando os altos índices de evasão escolar no Estado do Rio Grande do Sul, inclusive alvo de debates intensos no último pleito eleitoral, cabe também aos municípios a adoção de medidas e políticas efetivas para o combate deste problema”, justifica Pox.

A evasão escolar é a situação em que o aluno abandona a escola ou é reprovado em determinado ano letivo e não efetua a matrícula no ano seguinte. O abandono escolar, contudo, é quando o aluno deixa de frequentar as aulas durante o ano letivo, mas volta a se matricular no ano posterior.

Conforme a indicação, a política de prevenção ao abandono e à evasão escolar deve desenvolver ações, programas e articulações entre órgãos públicos e a sociedade civil sem fins lucrativos que objetivem o desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas do aluno durante todo o ano letivo. Nesse sentido, busca-se expandir o número de escolas que estão inseridas na política de educação integral na cidade.

Segundo o vereador Pox, é preciso haver também a construção de currículos complementares voltados à integração educacional tecnológica e às necessidades pedagógicas dos tempos atuais. “Acreditamos ser relevante promover disciplinas e atividades pedagógicas de projeto de vida, em que se discutam as aspirações dos alunos para o futuro. Além disso, há necessidade de estruturar um currículo complementar centrado no estudante, com aulas interativas e que exijam contato permanente entre corpo docente e discente. Sugerimos um currículo complementar com oportunidade de escolha de disciplinas eletivas”, fala.

O parlamentar completa que aproximar a família do aluno de suas atividades escolares, de seus planos futuros e de seu ambiente estudantil é fundamental para a diminuição da evasão escolar. Rodrigo Pox afirma que um dos princípios que regem a indicação protocolada é de que a escola é um ambiente de desenvolvimento social, cultural, ético e crítico, complementar à formação e ao bem-estar dos estudantes.

De acordo com a sugestão do vereador, o acompanhamento da presença do aluno deverá ser observado em cadastro único de permanência.