Nesta sexta-feira (07), acontecerá o lançamento do livro “Viamão 300 anos”, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a partir das 18h. A obra, organizada por Elmar Bones e José Barrionuevo, com produção cultural de Vitor Ortiz, é prefaciada pelo jornalista Eduardo “Peninha” Bueno e conta com diversos artigos. O anúncio do evento foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, André Gutierres – Progressistas, na sessão plenária de ontem (06), no plenário Tapir Rocha.

O projeto é financiado pela lei estadual de incentivo à cultura (Lei 13.490/2010) e tem o patrocínio das empresas Vetlog e Coopernorte, o que permite a comercialização do livro com valor mais acessível e cota promocional com desconto de 50% para estudantes, professores e frequentadores de programas sociais, educativos e culturais, além de possibilitar a doação de 200 exemplares para o Sistema Estadual de Bibliotecas.

O livro tem 200 páginas e conta com mais de 300 fotografias, mapas e imagens, dividindo-se em três partes que contemplam aspectos históricos, ambientais e econômicos da região. A obra apresenta um retrospecto da história a fim de mostrar a ocupação dos antigos “Campos de Viamão”, onde se formaram as primeiras povoações no estado do Rio Grande do Sul, no início do século XVIII. Além disso, aborda o potencial da cidade, os novos empreendimentos econômicos, a diversidade e as características ambientais do grande território rural viamonense. 

“Este livro retrata as belezas naturais do nosso município, além da rica história da nossa Velha Capital. É sempre bom e relevante ver a cidade sendo reconhecida e retratada de forma positiva. É uma importante obra, que valoriza todas as imensas potencialidades de Viamão”, expõe o presidente André Gutierres.

Evento de lançamento do livro:

Data: 07 de julho de 2023.

Horário: das 18h às 20h.

Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Rua Daltro Filho, 148 – Centro de Viamão).