Apesar de o município de Viamão ter ultrapassado a meta de vacinar 90% do público-alvo da campanha de vacinação contra o vírus Influenza, o grupo de crianças – entre seis meses e seis anos – ainda continua sem a cobertura vacinal contra a gripe.
De acordo com o boletim divulgado na última quinta-feira (6) pelo Serviço de Imunizações da Secretaria da Saúde de Viamão, foram imunizadas 92,35%, o que representa 68.468 mil pessoas, do total de 74.142 mil dos grupos prioritários, durante a campanha contra a gripe na cidade. Entretanto, as doses da vacina da gripe foram aplicadas em apenas 12.541 mil crianças viamonenses, representando 67,21% do total das 18.860 mil necessárias para alcançar a meta proposta pelo Ministério da Saúde.
O dado foi destacado pelo presidente da Comissão de Defesa da Criança da Câmara de Viamão, vereador Luís Armando Azambuja – PT, após a divulgação do último levantamento municipal. “É a menor cobertura na campanha de imunização, restando 6.319 mil crianças de Viamão que precisam ser vacinadas contra a gripe, o que é um alerta, considerando a proximidade do inverno, período de maior circulação do vírus da gripe”, fala o vereador Armando.
A coordenadora do Serviço de Imunizações da Secretaria da Saúde, Enfermeira Edelvais Rodrigues, destacou a importância de conscientizar os pais, mães e/ou responsáveis das crianças, buscando a vacinação contra a gripe e a atualização da caderneta de vacinação infantil nas Unidades de Saúde. “A vacina contra a gripe é segura e representa a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença. Vacinar é proteger”, enfatiza.
Segundo a coordenadora, esse público ainda pode procurar um posto para imunizar-se contra a gripe. A vacina está disponível gratuitamente nas 18 Unidades Básicas de Saúde de Viamão (UBSs) e mais outras duas itinerantes de apoio.
Os grupos que ultrapassaram a meta de 90% durante o período da campanha foram os trabalhadores da saúde (110,94%), as puérperas – mulheres até 45 dias após o parto (103,61%), pessoas com comorbidades (102,06%), professores (100,96%), indígenas (98,31%), idosos (97,79%) e gestantes (93,38%).
A imunização está liberada para toda a população, até acabarem as doses, em todas as Unidades de Saúde do município, das 8h30 às 16h30.