A Câmara Municipal de Viamão – CMV aprovou, na sessão ordinária de quinta-feira (09), o requerimento 152/2023, de autoria do vereador Alex Boscaini – PT, que solicita moção de apoio à reposição inflacionária de 32% ao efetivo da Brigada Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Além do vereador Alex Boscaini, os vereadores Rodrigo Pox – PDT e Eraldo Roggia – PTB também tiveram moções aprovadas com o mesmo teor na Casa Legislativa.
Alex Boscaini ressalta os impactos das taxas de inflação sobre os vencimentos dos servidores militares do RS, destacando que se verifica uma perda de poder aquisitivo em decorrência da alta de inflação, principalmente das classes que dependem de rendimentos fixos e dispositivos legais de reajuste, provocando uma redução do salário real defasado dos trabalhadores.
O parlamentar expõe que o subsídio não contemplou a verticalidade como deveria, ressaltando que a taxação do IPE Saúde teve um crescimento que considera abusivo. Em seu requerimento, Alex cita que a taxação antes era de 3.1%, em que o segurado pagava e a família tinha direito ao uso. O vereador esclarece que agora os dependentes passaram a desembolsar a sua parcela paritária, de maneira que além do segurado pagar 3.6%, os familiares pagarão conforme sua idade.
“É nosso dever valorizar os profissionais de segurança pública do Estado gaúcho, reconhecendo o trabalho e o comprometimento da categoria com a sociedade. É preciso mudar o quadro de defasagem salarial destes trabalhadores”, enfatiza Alex.