A Câmara Municipal de Viamão – CMV aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira (26), o requerimento 145/2023, de autoria do vereador Rodrigo Pox – PDT, que solicita moção de apoio à reposição inflacionária de 32% ao efetivo da Brigada Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul.

“O nosso principal objetivo é apoiar os servidores militares. É preciso verificar os impactos das taxas de inflação sobre os vencimentos dos servidores militares do RS, em caso de não haver nenhuma política de recomposição ou reajustamento salarial”, diz o parlamentar.

Pox enfatiza que uma das consequências provocadas pela alta taxa de inflação é a perda do poder aquisitivo, principalmente das classes que dependem de rendimentos fixos e dispositivos legais de reajuste. “A elevação continuada dos preços vem reduzindo paulatinamente o salário real defasado destes profissionais”, pontua.

O vereador explica, na justificativa de seu requerimento, que o subsídio não contemplou a verticalidade como deveria, além de ressaltar que a taxação do IPE Saúde teve um crescimento que considera abusivo. “A taxação antes era de 3.1%, em que o segurado pagava e a família tinha direito ao uso. Agora os dependentes passaram a pagar a sua parcela paritária. Além do segurado pagar 3.6%, os familiares pagarão conforme sua idade”, esclarece.

Rodrigo Pox completa que, diante deste cenário, declara seu apoio à classe de profissionais da segurança pública do RS, que sofre com a defasagem salarial. “É necessário valorizar e reconhecer o trabalho desenvolvido pela categoria, composta por um efetivo que é comprometido com a sociedade rio-grandense, colocando a comunidade sempre em primeiro lugar”, finaliza.