Na sessão ordinária desta terça-feira (14), o vereador William Pereira – PTB entregou moção de apoio ao movimento de greve do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, que teve início no último dia 23 de maio. O parlamentar destaca que a crescente perda de recursos, a precarização das condições de trabalho e a desvalorização do salário dos professores são dificuldades enfrentadas pelo IFRS atualmente. Os representantes Nilo Barcelos Alves, Iury de Almeida Accordi e Mercedes Matte da Silva receberam a moção de apoio no plenário Tapir Rocha.

“Precisamos apoiar a luta pela educação, pois esta é a porta de acesso para um futuro mais digno. Muitos recursos aos Institutos Federais foram cortados. É nosso dever garantir que os alunos continuem tendo um ensino gratuito e de qualidade”, disse o vereador William.

Professores do Instituto reivindicam a revogação da Emenda Constitucional do Teto de Gastos, a reposição salarial de 19,99% e o arquivamento da Reforma Administrativa. As solicitações compõem a pauta unificada do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

O parlamentar ressaltou que o IFRS promove uma educação profissional e tecnológica de excelência. “O Instituto Federal do Rio Grande do Sul contribui imensamente na educação dos nossos jovens. Diante disso, devemos valorizá-lo e apoiá-lo sempre”, falou.

Nilo Alves enfatizou o trabalho de excelência do IFRS

O professor Nilo Alves agradeceu o apoio do Legislativo viamonense à educação. “Que seja longa a presença do IFRS em Viamão. Estamos aqui por toda a nossa luta e esforços. Obrigada por esta moção e que possamos continuar tendo um ensino gratuito e de qualidade”, destacou.