A Câmara Municipal de Vereadores – CMV, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (25), aprovou por unanimidade o requerimento do vereador Rodrigo do Bar – Cidadania, que promove uma moção de apoio ao atleta do Real Madrid e da Seleção Brasileira de Futebol, Vinícius Júnior. O jogador foi alvo de ataques racistas durante a partida entre a equipe de Vini, contra o Valência, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol de Futebol (LaLiga). Durante o jogo, parte da torcida do Valencia, equipe dona da casa, atacou Vinicius proferindo termos racistas e xingamentos direcionados ao brasileiro. A partida foi paralisada, mas momentos depois o jogo continuou sem maiores consequências aos agressores.
Logo após a partida, diversas personalidades brasileiras e internacionais prestaram apoio ao jogador brasileiro e repúdio contra a LaLiga, organizadora do campeonato espanhol, pela falta de ações preventivas aos ataques racistas. Desde 2020, a LaLiga foi notificada de 13 denúncias por injúria racial, sendo 9 destas acusações envolvendo Vinícius Júnior. Após mais um caso de racismo envolvendo o atleta do Real Madrid, a justiça espanhola aceitou a denúncia de entidades brasileiras, ligadas aos Direitos Humanos, contra a Liga Espanhola de Futebol, que será investigada.
O vereador que propôs o requerimento na Câmara de Viamão, Rodrigo do Bar, apresentou sua solidariedade ao jogador através da justificativa do pedido. “Vini é um representante do Brasil, que vem sofrendo constantes crimes de injúria racial de pessoas desqualificadas e sem qualquer senso de humanidade”, afirma Rodrigo. O pedido foi assinado por todos os vereadores da casa legislativa viamonense.